Aula sobre Independencia Do Timor Leste

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A independência do Timor-Leste é um tema importante para a compreensão dos processos de descolonização na Ásia. O Timor-Leste foi colonizado por Portugal em 1515 e, em 1975, após a Revolução dos Cravos em Portugal, o país se tornou independente. No entanto, a Indonésia invadiu o Timor-Leste em 1975 e anexou o país como sua 27ª província. A resistência timorense lutou pela independência durante 24 anos, até que em 1999, após um referendo, o Timor-Leste se tornou um país independente.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e criação do mapa de empatia

    Apresente o tema da independência do Timor-Leste e explique a importância do país para a compreensão dos processos de descolonização na Ásia. Os alunos criarão um mapa de empatia em grupos, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar dos timorenses e compreendam suas perspectivas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em fontes analógicas

    Os alunos pesquisam em fontes analógicas, como livros e revistas, sobre a história do Timor-Leste e a luta pela independência. Oriente os alunos na busca por informações relevantes e confiáveis.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupos

    Os alunos discutem em grupo as informações encontradas e compartilham suas perspectivas sobre o tema. Oriente a discussão e estimule a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação de um mural

    Os alunos criam um mural em grupo, utilizando cartolinas e materiais analógicos contendo as informações mais relevantes sobre a independência do Timor-Leste. Auxilie os alunos na organização das informações e na criação de um mural atrativo e informativo.

  5. Etapa 5 - Apresentação do mural

    Os grupos apresentam seus murais para a turma e explicam as informações contidas neles.

    Avalie a apresentação dos alunos e estimula a participação de todos.


  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Os alunos participam de um debate em grupo sobre a importância da independência do Timor-Leste para a compreensão dos processos de descolonização na Ásia. Fomente o debate e estimule a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, considerando os critérios estabelecidos previamente. Os alunos devem avaliar a aula e o desempenho do professor, dando sugestões para melhorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia."
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Qualidade do mural criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos no debate em grupo.
  • Avaliação dos alunos sobre a aula e o desempenho do professor.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Orientar os alunos na pesquisa em fontes analógicas.
  • Estimular a participação dos alunos durante a aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks construtivos.
  • Estimular a avaliação dos alunos sobre a aula e o desempenho do professor.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia em grupo.
  • Pesquisar em fontes analógicas sobre a independência do Timor-Leste.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar o mural em grupo.
  • Participar do debate em grupo e dar sua opinião sobre o tema.