Aula sobre Independencia Do Timor Leste

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A independência do Timor-Leste é um tema importante para a história da Ásia e do mundo. Após anos de colonização portuguesa e, posteriormente, indonésia, o povo timorense lutou bravamente por sua liberdade e independência, conquistando-a em 2002. Essa luta é um exemplo de resistência e perseverança que pode ser aplicado em diversas situações da vida cotidiana. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações para os alunos poderem compreender melhor os processos de descolonização na África e na Ásia, com foco na independência do Timor-Leste.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando o objetivo da atividade. Os alunos serão divididos em 3 grupos, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Contextualização histórica

    Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo sobre a história do Timor-Leste, desde a colonização portuguesa até a independência. Em seguida, deverão responder a um questionário sobre o conteúdo do vídeo, com perguntas que estimulem a reflexão sobre a luta do povo timorense por sua liberdade.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Análise de documentos

    Nesta estação, os alunos terão acesso a documentos históricos sobre a luta pela independência do Timor-Leste, como cartas, discursos e fotografias. Eles deverão analisar esses documentos e responder a perguntas que estimulem a reflexão sobre a importância desses documentos para a compreensão da história do Timor-Leste.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Leitura e mapa conceitual

    Nesta estação, os alunos realizarão a leitura de um texto informativo sobre o processo de independência do país. Após a leitura, os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual, destacando as principais etapas e eventos que levaram à independência de Timor-Leste.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Encerre a aula retomando os principais pontos discutidos nas estações e incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da luta pela independência do Timor-Leste para a história da Ásia e do mundo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a importância da luta pela independência do Timor-Leste para a história da Ásia e do mundo.
  • Proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem ativa e participativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos principais pontos discutidos nas estações.
  • Capacidade de análise crítica dos documentos históricos apresentados.
  • Participação construtiva no debate proposto.
  • Habilidade de escrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar o objetivo da atividade.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los nas atividades propostas.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos durante as atividades.
  • Propor perguntas que orientem o debate na estação 3.
  • Encerrar a aula retomando os principais pontos discutidos nas estações.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Analisar os documentos históricos apresentados na estação 2.
  • Participar construtivamente do debate proposto na estação 3.
  • Responder às perguntas propostas durante as atividades.
  • Refletir sobre a importância da luta pela independência do Timor-Leste para a história da Ásia e do mundo.