Aula sobre Independencia Do Timor Leste
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A independência do Timor-Leste é um tema importante para a compreensão dos processos de descolonização na Ásia. O Timor-Leste foi colonizado por Portugal em 1515 e, em 1975, após a Revolução dos Cravos em Portugal, o país se tornou independente. No entanto, a Indonésia invadiu o Timor-Leste em 1975 e anexou o país como sua 27ª província. A resistência timorense lutou pela independência durante 24 anos, até que em 1999, após um referendo, o Timor-Leste se tornou um país independente.
Sala de Aula Invertida
- Etapa 1 - PreparaçãoSelecione materiais analógicos, como livros, revistas e jornais, para que os alunos possam pesquisar sobre a independência do Timor-Leste. Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo um subtópico relacionado ao tema, como a resistência timorense, a invasão indonésia, o referendo ou a reconstrução do país após a independência.
- Etapa 2 - ApresentaçãoCada grupo deve apresentar o resultado da pesquisa para a turma, utilizando recursos analógicos, como cartazes, desenhos ou maquetes.
- Etapa 3 - Dinâmica dos 3 QsApós as apresentações, você deve explicar a dinâmica dos 3 Qs e distribuir o template para cada aluno. Os alunos devem preencher o template com as informações aprendidas durante as apresentações.
- Etapa 4 - Discussão em GrupoOs alunos devem se reunir em grupos para discutir as respostas no template e elaborar um resumo sobre o tema.
- Etapa 5 - Apresentação do ResumoCada grupo deve apresentar o resumo elaborado para a turma.
- Etapa 6 - DebateApós as apresentações, você deve estimular um debate sobre o tema, utilizando as informações aprendidas durante as apresentações e os resumos elaborados pelos grupos.
- Etapa 7 - AvaliaçãoAvalie o desempenho dos alunos durante a atividade, considerando os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de fontes históricas;
- Compreender os processos de descolonização na Ásia;
- Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo;
- Qualidade da pesquisa e análise crítica das fontes históricas;
- Capacidade de relacionar o tema com os processos de descolonização na Ásia.
Ações do professor
- Dividir a turma em grupos e atribuir subtópicos;
- Orientar os alunos na pesquisa e análise crítica das fontes históricas;
- Estimular a discussão em grupo e a relação do tema com os processos de descolonização na Ásia.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o subtópico atribuído pelo professor;
- Analisar criticamente as fontes históricas;
- Discutir em grupo e relacionar o tema com os processos de descolonização na Ásia.
