Aula sobre Independencia Do Timor Leste

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A independência do Timor-Leste é um tema importante para a compreensão dos processos de descolonização na Ásia. O Timor-Leste foi colonizado por Portugal em 1515 e, em 1975, após a Revolução dos Cravos em Portugal, o país se tornou independente. No entanto, a Indonésia invadiu o Timor-Leste em 1975 e anexou o país como sua 27ª província. A resistência timorense lutou pela independência durante 24 anos, até que em 1999, após um referendo, o Timor-Leste se tornou um país independente.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione materiais analógicos, como livros, revistas e jornais, para que os alunos possam pesquisar sobre a independência do Timor-Leste. Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo um subtópico relacionado ao tema, como a resistência timorense, a invasão indonésia, o referendo ou a reconstrução do país após a independência.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o resultado da pesquisa para a turma, utilizando recursos analógicos, como cartazes, desenhos ou maquetes.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Após as apresentações, você deve explicar a dinâmica dos 3 Qs e distribuir o template para cada aluno. Os alunos devem preencher o template com as informações aprendidas durante as apresentações.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as respostas no template e elaborar um resumo sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação do Resumo

    Cada grupo deve apresentar o resumo elaborado para a turma.

  6. Etapa 6 - Debate

    Após as apresentações, você deve estimular um debate sobre o tema, utilizando as informações aprendidas durante as apresentações e os resumos elaborados pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a atividade, considerando os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de fontes históricas;
  • Compreender os processos de descolonização na Ásia;
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo;
  • Qualidade da pesquisa e análise crítica das fontes históricas;
  • Capacidade de relacionar o tema com os processos de descolonização na Ásia.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e atribuir subtópicos;
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise crítica das fontes históricas;
  • Estimular a discussão em grupo e a relação do tema com os processos de descolonização na Ásia.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtópico atribuído pelo professor;
  • Analisar criticamente as fontes históricas;
  • Discutir em grupo e relacionar o tema com os processos de descolonização na Ásia.