Aula sobre Independencia Na America Espanhola
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A independência na América espanhola é um tema importante para entendermos a história da América Latina e suas particularidades. É um assunto que pode ser encontrado em diversos aspectos da vida cotidiana, como na cultura, na política e na economia. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, para desenvolver a habilidade de identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
Aprendizagem entre pares
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos sobre a independência na América espanhola. Em seguida, explicará a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre um país que passou pelo processo de independência na América espanhola. Eles deverão buscar informações sobre os aspectos populacionais e as conformações territoriais do país.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles deverão preencher com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo apresentará seu país e seu template de avaliação por pares para a turma. Os outros grupos avaliarão a apresentação conforme o template criado.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo sobre as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e a importância de entendermos a história da América Latina e suas particularidades.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de avaliar e ser avaliado pelos colegas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Explicar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por pares.
- Avaliar a participação dos alunos.
- Concluir a aula.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre um país que passou pelo processo de independência na América espanhola.
- Criar um template de avaliação por pares.
- Apresentar seu país e seu template de avaliação por pares para a turma.
- Avaliar as apresentações dos outros grupos.
- Discutir em grupo sobre as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.