Aula sobre Independencia Na America Espanhola

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A independência na América espanhola é um tema importante para entendermos a história da América Latina e suas particularidades. É um assunto que pode ser encontrado em diversos aspectos da vida cotidiana, como na cultura, na política e na economia. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, para desenvolver a habilidade de identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.

Aprendizagem entre pares


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos sobre a independência na América espanhola. Em seguida, explicará a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um país que passou pelo processo de independência na América espanhola. Eles deverão buscar informações sobre os aspectos populacionais e as conformações territoriais do país.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles deverão preencher com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu país e seu template de avaliação por pares para a turma. Os outros grupos avaliarão a apresentação conforme o template criado.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e a importância de entendermos a história da América Latina e suas particularidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar e ser avaliado pelos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Explicar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por pares.
  • Avaliar a participação dos alunos.
  • Concluir a aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um país que passou pelo processo de independência na América espanhola.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar seu país e seu template de avaliação por pares para a turma.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Discutir em grupo sobre as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.