Aula sobre Independencia Na America Espanhola

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A independência na América espanhola é um tema importante para entendermos a história da América Latina e suas particularidades. A partir do século XVIII, as colônias espanholas começaram a questionar a dominação da metrópole e a lutar por sua independência. Esse processo foi marcado por conflitos, alianças políticas e sociais, além de mudanças territoriais significativas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Você irá apresentar o tema da independência na América espanhola e seus principais aspectos históricos. Os alunos deverão fazer uma leitura prévia sobre o assunto e anotar suas dúvidas e curiosidades.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa mental sobre o tema, destacando as principais causas e consequências da independência na América espanhola.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa mental e discutir com a turma as semelhanças e diferenças entre eles. Em seguida, os alunos deverão escolher as principais causas e consequências da independência na América espanhola que serão trabalhadas na próxima etapa.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos deverão criar um infográfico sobre as causas e consequências escolhidas na etapa anterior. Eles poderão utilizar ferramentas digitais ou desenhar à mão. Você deverá orientar os alunos sobre a organização das informações e a estética do infográfico.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deverá apresentar seu infográfico para a turma e explicar as principais informações contidas nele. Em seguida, os alunos deverão avaliar os trabalhos dos colegas e discutir sobre as diferentes abordagens e pontos de vista.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os pontos principais discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos considerando a qualidade dos materiais produzidos e a participação na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em organizar informações e apresentá-las de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza das informações apresentadas nos mapas mentais.
  • Organização e estética dos infográficos.
  • Participação e colaboração dos alunos nas discussões em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos infográficos.
  • Capacidade dos alunos em avaliar e discutir os trabalhos dos colegas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre o tema e as etapas da metodologia Design Sprint.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Avaliar e dar feedback sobre os trabalhos dos alunos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema e suas implicações históricas e sociais.
  • Adaptar a metodologia e as atividades conforme as necessidades e interesses da turma.

Ações do aluno

  • Fazer uma leitura prévia sobre o tema e anotar suas dúvidas e curiosidades.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e contribuir com ideias e sugestões.
  • Criar um mapa mental sobre o tema e escolher as principais causas e consequências da independência na América espanhola.
  • Avaliar e discutir os trabalhos dos colegas.