Aula sobre Independencia Na America Espanhola

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A independência na América espanhola é um tema importante para entendermos a história da América Latina e suas lutas por autonomia e liberdade. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia, a fim de entenderem as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais. Para isso, vamos trabalhar com exemplos práticos e didáticos que possam apoiar o professor e os estudantes.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema da aula, contextualizando a independência na América espanhola e explicando a metodologia Design Thinking.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão preencher cada campo com informações sobre as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações que foram coletadas no mapa de empatia. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Análise crítica

    Você irá conduzir uma análise crítica das informações apresentadas pelos grupos, incentivando os alunos a refletirem sobre as diferenças e semelhanças entre os processos de independência nas Américas.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Os alunos irão sintetizar as informações coletadas no mapa de empatia em um texto coletivo, que será apresentado para a turma.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Você irá conduzir uma reflexão sobre a metodologia utilizada e sobre o aprendizado adquirido pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa para os alunos, como a criação de um mapa mental sobre o tema ou a pesquisa sobre um processo de independência específico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a história da América Latina e suas lutas por autonomia e liberdade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Coerência e clareza na síntese das informações coletadas.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia Design Thinking.
  • Conduzir a análise crítica das informações apresentadas pelos grupos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Propor uma tarefa de casa (opcional).
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre o tema.
  • Discutir as informações coletadas em grupo.
  • Sintetizar as informações em um texto coletivo.
  • Participar ativamente da aula.
  • Refletir criticamente sobre o tema.