Aula sobre Independencia Na America Espanhola

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A independência na América espanhola é um tema importante para entendermos a história da América Latina e suas lutas por autonomia e liberdade. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa de gamificação para que os alunos possam criar um jogo que registre as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais. Para isso, vamos utilizar exemplos práticos e didáticos que possam apoiar o professor e os estudantes.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema da aula e explicar a metodologia de gamificação. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha com o modelo de mapa de registro.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão um tempo para pesquisar sobre a independência na América espanhola e preencher os campos do mapa de registro. Você pode disponibilizar materiais de pesquisa, como livros, textos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar o jogo utilizando as informações do mapa de registro. Eles devem pensar em um nome para o jogo, definir o objetivo, os desafios, os níveis, o esquema de recompensas e as informações para o consumidor final. Você deve orientar e auxiliar os grupos durante a criação.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Você pode incentivar a criatividade e a originalidade dos jogos.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, conduza uma discussão sobre os processos de independência na América espanhola e as especificidades de cada país. Os alunos podem compartilhar o que aprenderam durante a pesquisa e a criação dos jogos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre a importância da gamificação como metodologia de ensino e como ela pode ser aplicada em outras disciplinas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de jogos.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre as informações do mapa de registro e o jogo criado.
  • Originalidade e criatividade na criação do jogo.
  • Participação e engajamento dos alunos durante a pesquisa e a criação do jogo.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos durante a criação do jogo.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos.
  • Conduzir a discussão sobre os processos de independência na América espanhola.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a independência na América espanhola.
  • Criar um jogo que registre as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
  • Apresentar o jogo para a turma.