Aula sobre Independencia Na America Espanhola
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A independência na América espanhola é um tema importante para entendermos a história da América Latina e suas lutas por autonomia e liberdade. Esse processo foi marcado por diversas particularidades em cada país, como a presença de diferentes grupos sociais, a influência de movimentos políticos e sociais, além de questões territoriais e econômicas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
O professor fará uma breve introdução sobre o tema, contextualizando-o e apresentando os objetivos da aula.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida os alunos serão em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.Etapa 3 - Estação 1 - Mapa da América espanhola
Nessa estação, os alunos receberão um mapa da América espanhola e deverão identificar os países que conquistaram a independência e as datas em que isso ocorreu. Em seguida, deverão discutir em grupo as particularidades de cada processo de independência.Etapa 4 - Estação 2 - Personagens importantes
Nessa estação, os alunos receberão uma lista de personagens importantes para o processo de independência na América espanhola. Cada aluno deverá escolher um personagem e pesquisar sobre sua história e sua contribuição para a independência. Em seguida, deverão compartilhar suas descobertas com o grupo.Etapa 5 - Estação 3 - Manifestações culturais
Nessa estação, os alunos assistirão a um vídeo sobre as manifestações culturais que surgiram durante o processo de independência na América espanhola. Em seguida, deverão discutir em grupo sobre a importância dessas manifestações para a construção da identidade cultural dos países latino-americanos.Etapa 6 - Síntese
Na última etapa, os alunos retornarão para a sala de aula e farão uma síntese das atividades realizadas nas estações. Cada grupo apresentará suas descobertas e reflexões sobre o tema.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula retomando os principais tópicos do tema e recuperando falas e discussões interessantes que os alunos tiveram.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
- Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Capacidade de identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas.
- Qualidade da pesquisa realizada sobre os personagens importantes para o processo de independência.
- Capacidade de reflexão crítica sobre o tema.
- Colaboração e interação com os colegas.
Ações do professor
- Preparar o material necessário para as atividades.
- Orientar os alunos sobre as atividades a serem realizadas em cada estação.
- Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão crítica.
- Fazer a síntese das atividades realizadas nas estações.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar a pesquisa sobre os personagens importantes para o processo de independência.
- Colaborar e interagir com os colegas.
- Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas.
- Refletir criticamente sobre o tema.