Aula sobre Independencia Na America Espanhola
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A independência na América espanhola é um tema importante para entendermos a história da América Latina e suas lutas por autonomia e liberdade. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, vamos utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, você pode apresentar exemplos de países que conquistaram sua independência, como o Brasil, e como isso impactou a história e a cultura desses lugares.
Independência da América espanhola
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a independência na América espanhola. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a expressar suas dúvidas e curiosidades.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos devem pesquisar sobre a independência na América espanhola e seus principais líderes. Eles podem utilizar livros, sites, vídeos e outras fontes de pesquisa. Você deve orientar os alunos e tirar dúvidas durante o processo.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir o que aprenderam durante a pesquisa. Eles devem compartilhar suas descobertas e debater sobre as diferentes perspectivas e opiniões.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e expressar suas opiniões sobre o tema. Você deve incentivar os alunos a serem críticos e a expressarem suas ideias de forma clara e objetiva.Etapa 5 - Conclusão
Você deve fazer uma síntese do que foi discutido durante a aula e reforçar os principais pontos sobre a independência na América espanhola. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões finais sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes.
- Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e expressar suas opiniões de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a pesquisa e a discussão em grupo.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Clareza e objetividade na expressão das opiniões e ideias.
- Capacidade de identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas.
Ações do professor
- Orientar os alunos durante a pesquisa e a discussão em grupo.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Incentivar a expressão de opiniões e ideias de forma clara e objetiva.
- Fazer uma síntese do que foi discutido durante a aula e reforçar os principais pontos sobre a independência na América espanhola.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a independência na América espanhola e seus principais líderes.
- Participar ativamente da discussão em grupo e compartilhar suas descobertas.
- Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e expressar suas opiniões.
- Fazer perguntas e expressar suas opiniões finais sobre o tema.