Aula sobre Independencia Na America Espanhola

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A independência na América espanhola é um tema importante para entendermos a história da América Latina e suas lutas por autonomia e liberdade. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, vamos utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, você pode apresentar exemplos de países que conquistaram sua independência, como o Brasil, e como isso impactou a história e a cultura desses lugares.

Independência da América espanhola


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a independência na América espanhola. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a expressar suas dúvidas e curiosidades.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos devem pesquisar sobre a independência na América espanhola e seus principais líderes. Eles podem utilizar livros, sites, vídeos e outras fontes de pesquisa. Você deve orientar os alunos e tirar dúvidas durante o processo.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir o que aprenderam durante a pesquisa. Eles devem compartilhar suas descobertas e debater sobre as diferentes perspectivas e opiniões.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e expressar suas opiniões sobre o tema. Você deve incentivar os alunos a serem críticos e a expressarem suas ideias de forma clara e objetiva.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Você deve fazer uma síntese do que foi discutido durante a aula e reforçar os principais pontos sobre a independência na América espanhola. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões finais sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações em diferentes fontes.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e expressar suas opiniões de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Clareza e objetividade na expressão das opiniões e ideias.
  • Capacidade de identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Incentivar a expressão de opiniões e ideias de forma clara e objetiva.
  • Fazer uma síntese do que foi discutido durante a aula e reforçar os principais pontos sobre a independência na América espanhola.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a independência na América espanhola e seus principais líderes.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e compartilhar suas descobertas.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e expressar suas opiniões.
  • Fazer perguntas e expressar suas opiniões finais sobre o tema.