Aula sobre Indicadores De Saude Publica
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A saúde pública é um tema que afeta diretamente a vida de todos os cidadãos. Os indicadores de saúde pública são importantes para avaliar a qualidade de vida das pessoas e o acesso aos serviços de saúde. Esta aula, será desenvolvida segundo a metodologia Design Sprint, que é uma forma de organizar o processo criativo para solucionar problemas. Os alunos deverão criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar soluções para melhorar os indicadores de saúde pública em nossa comunidade. Os estudantes podem pesquisar os indicadores de saúde pública da sua cidade e compará-los com outras cidades ou países. Eles também podem entrevistar profissionais da área de saúde para entender melhor como os indicadores são medidos e quais são os principais desafios para melhorá-los.
Design Sprint
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente aos alunos o tema e os objetivos da aula, explicando a importância dos indicadores de saúde pública e como a metodologia Design Sprint será aplicada.Etapa 2 - Entender
Os estudantes farão uma pesquisa sobre os principais indicadores de saúde pública da sua cidade e do país, utilizando fontes confiáveis como sites de órgãos governamentais e instituições de saúde.Etapa 3 - Esboçar
Em grupos peça aos alunos para criarem um mapa mental com 8 tópicos e cada um com 2 subtópicos relacionados ao tema ou um esboço das principais causas dos problemas identificados na etapa anterior e possíveis soluções.Etapa 4 - Decidir
Os grupos deverão apresentar suas soluções e discutir em conjunto qual seria a melhor opção para melhorar os indicadores de saúde pública na sua comunidade.Etapa 5 - Prototipar e Testar
A partir das conclusões obtidas na discussão, os estudantes deverão em conjunto desenvolverprotótipo da solução escolhida e fazer um teste para avaliar a eficácia da solução.Etapa 6 - Avaliação
Ao final faça uma avaliação da aula e dos resultados obtidos pelos estudantes, fornecendo feedbacks e apontando quais foram os principais tópicos que foram apresentados na construção dos modelos, desta forma os estudantes farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de avaliar os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, etc.
- Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.
- Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos estudantes em todas as etapas da aula.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos estudantes.
- Criatividade e eficácia da solução apresentada pelos grupos.
- Capacidade de trabalho em equipe e colaboração.
- Reflexão crítica sobre o tema e as soluções apresentadas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Orientar os estudantes na pesquisa e no desenvolvimento das soluções.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Fazer uma avaliação da aula e dos resultados obtidos pelos estudantes.
- Fomentar a reflexão crítica sobre o tema e as soluções apresentadas.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre os indicadores de saúde pública.
- Trabalhar em grupo para criar soluções para melhorar os indicadores.
- Apresentar as soluções para a turma e discutir em conjunto qual seria a melhor opção.
- Criar um protótipo da solução escolhida e testá-la.
- Fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.