Aula sobre Indicadores De Saude Publica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A saúde pública é um tema que afeta diretamente a vida de todos os cidadãos. Os indicadores de saúde pública são importantes para avaliar a qualidade de vida das pessoas e o acesso aos serviços de saúde. Esta aula, será desenvolvida segundo a metodologia Design Sprint, que é uma forma de organizar o processo criativo para solucionar problemas. Os alunos deverão criar um modelo de Design Sprint com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar soluções para melhorar os indicadores de saúde pública em nossa comunidade. Os estudantes podem pesquisar os indicadores de saúde pública da sua cidade e compará-los com outras cidades ou países. Eles também podem entrevistar profissionais da área de saúde para entender melhor como os indicadores são medidos e quais são os principais desafios para melhorá-los.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente aos alunos o tema e os objetivos da aula, explicando a importância dos indicadores de saúde pública e como a metodologia Design Sprint será aplicada.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os estudantes farão uma pesquisa sobre os principais indicadores de saúde pública da sua cidade e do país, utilizando fontes confiáveis como sites de órgãos governamentais e instituições de saúde.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Em grupos peça aos alunos para criarem um mapa mental com 8 tópicos e cada um com 2 subtópicos relacionados ao tema ou um esboço das principais causas dos problemas identificados na etapa anterior e possíveis soluções.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos deverão apresentar suas soluções e discutir em conjunto qual seria a melhor opção para melhorar os indicadores de saúde pública na sua comunidade.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    A partir das conclusões obtidas na discussão, os estudantes deverão em conjunto desenvolverprotótipo da solução escolhida e fazer um teste para avaliar a eficácia da solução.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Ao final faça uma avaliação da aula e dos resultados obtidos pelos estudantes, fornecendo feedbacks e apontando quais foram os principais tópicos que foram apresentados na construção dos modelos, desta forma os estudantes farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliar os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, etc.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos estudantes em todas as etapas da aula.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos estudantes.
  • Criatividade e eficácia da solução apresentada pelos grupos.
  • Capacidade de trabalho em equipe e colaboração.
  • Reflexão crítica sobre o tema e as soluções apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Orientar os estudantes na pesquisa e no desenvolvimento das soluções.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Fazer uma avaliação da aula e dos resultados obtidos pelos estudantes.
  • Fomentar a reflexão crítica sobre o tema e as soluções apresentadas.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre os indicadores de saúde pública.
  • Trabalhar em grupo para criar soluções para melhorar os indicadores.
  • Apresentar as soluções para a turma e discutir em conjunto qual seria a melhor opção.
  • Criar um protótipo da solução escolhida e testá-la.
  • Fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.