Aula sobre Indicadores De Saude Publica
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A saúde pública é um tema muito importante e atual, que está presente em nosso cotidiano. Indicadores de saúde pública são dados que nos ajudam a entender a situação de saúde de uma determinada população. Eles podem ser utilizados para planejar ações de prevenção e promoção da saúde. Nessa aula, vamos utilizar a metodologia Design Thinking, que nos ajudará a entender melhor as necessidades e desejos das pessoas em relação à saúde. Para isso, vamos criar um mapa de empatia, que nos ajudará a entender o que as pessoas pensam, sentem, falam, fazem e veem em relação à saúde. Com isso, poderemos desenvolver soluções mais adequadas e efetivas para melhorar a saúde pública.
Design Thinking
Etapa 1 - Apresentação do tema
Nessa etapa, apresente o tema "Indicadores de saúde pública" e explique como eles podem ser utilizados para melhorar a saúde da população. Promova uma breve discussão sobre como a saúde pública é importante e como ela pode afetar nossas vidas.Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking
Apresente a metodologia Design Thinking e explique como ela pode ser utilizada para desenvolver soluções inovadoras e efetivas para problemas de saúde pública. Será feita uma breve discussão sobre como a metodologia pode ser aplicada em outras áreas da vida.Etapa 3 - Mapa de empatia
Auxilie os alunos a criarem um mapa de empatia sobre a saúde pública. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos", com base nas suas próprias experiências e observações. Oriente os alunos e os ajude a identificar as principais necessidades e desejos das pessoas em relação à saúde.Etapa 4 - Discussão em grupo
Em grupo os alunos irão discutir os mapas de empatia criados. Eles irão identificar as principais necessidades e desejos das pessoas em relação à saúde e discutir possíveis soluções para melhorar a saúde pública. Faça a mediação durante a discussão e ajude os alunos a identificarem as melhores soluções.Etapa 5 - Criação de soluções
Nessa etapa, os alunos irão criar soluções para melhorar a saúde pública com base nas discussões em grupo. Eles irão utilizar a metodologia Design Thinking para desenvolver soluções inovadoras e efetivas. Ajude-os a desenvolver as melhores soluções.Etapa 6 - Apresentação das soluções
Os alunos irão apresentar suas soluções para a turma, explicando como suas soluções podem melhorar a saúde pública e como elas foram desenvolvidas.Etapa 7 - Reflexão final
Finalize a aula fazendo uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada. Pergunte aos alunos o que eles aprenderam e como podem aplicar o que aprenderam em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pensamento crítico e criativo.
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
- Desenvolver habilidades de comunicação e expressão oral.
- Desenvolver o interesse dos alunos pela saúde pública.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e observação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Criatividade e inovação nas soluções propostas.
- Comunicação clara e objetiva na apresentação das soluções.
- Coerência entre as necessidades identificadas e as soluções propostas.
- Observação dos critérios da metodologia Design Thinking.
Ações do professor
- Orientar e auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Estimular a participação e o trabalho em equipe dos alunos.
- Orientar e auxiliar os alunos na criação de soluções inovadoras e efetivas.
- Orientar as apresentações e ajudar os alunos a se comunicarem melhor.
- Fazer uma reflexão final sobre o tema e a metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Criar um mapa de empatia sobre a saúde pública.
- Criar soluções inovadoras e efetivas para melhorar a saúde pública.
- Apresentar as soluções para a turma.
- Refletir sobre o tema e a metodologia utilizada.