Aula sobre Indicadores De Saude Publica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os indicadores de saúde pública são informações que permitem entender a situação de saúde de uma população e orientar ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esses indicadores podem ser encontrados em diversos lugares, como em estatísticas de mortalidade, natalidade, prevalência de doenças, entre outros. Nesta aula, será utilizada a metodologia gamificação para que os alunos criem um jogo que contenha informações sobre indicadores de saúde pública. Dessa forma, os alunos poderão aprender de forma lúdica e divertida, enquanto desenvolvem habilidades em avaliar os impactos de mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula.

    Inicie a aula explicando aos alunos o que são indicadores de saúde pública e como eles são importantes para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Em seguida, deve apresente a metodologia gamificação e explique como os alunos irão criar um jogo sobre o tema. Utilize imagens de gráficos e tabelas de indicadores de saúde pública para exemplificar o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão dos alunos em grupos e escolha do tema do jogo.

    Divida a turma em grupos e solicitar que cada grupo escolha um tema relacionado aos indicadores de saúde pública para desenvolver o jogo. Apresente aos alunos uma lista de temas possíveis, como mortalidade infantil, doenças transmitidas por vetores, vacinação, entre outros.

  3. Etapa 3 - Definição do objetivo do jogo e dos desafios.

    Cada grupo deve definir qual será o objetivo do jogo e quais serão os desafios que os jogadores terão que enfrentar para alcançar o objetivo. O objetivo do jogo pode ser conscientizar os jogadores sobre a importância da vacinação e os desafios podem ser responder perguntas sobre o assunto ou encontrar as vacinas escondidas no cenário do jogo.

  4. Etapa 4 - Definição dos níveis e das recompensas.

    Os grupos devem definir quantos níveis terá o jogo e quais serão as recompensas para os jogadores que alcançarem cada nível. Os níveis podem ser divididos em fases e as recompensas podem ser pontos, vidas extras ou itens que ajudem na conclusão do jogo.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do esquema de recompensas.

    Os grupos devem desenvolver um esquema de recompensas que incentive os jogadores a continuar jogando. O esquema de recompensas pode ser baseado em um sistema de pontuação que permita aos jogadores trocar pontos por prêmios ou vantagens no jogo.

  6. Etapa 6 - Desenvolvimento das informações para o consumidor final.

    Cada grupo deve desenvolver informações sobre o jogo que serão apresentadas aos jogadores antes de começarem a jogar. As informações podem incluir a idade recomendada para jogar, o tempo médio de duração do jogo e os objetivos educacionais do jogo.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos.

    Cada grupo deve apresentar o jogo desenvolvido para a turma e o professor deve avaliar cada jogo de acordo com os critérios de avaliação definidos. Ao final utilize um questionário com perguntas sobre o tema para avaliar o conhecimento dos alunos após a apresentação dos jogos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades em avaliar os impactos de mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Utilizar uma metodologia ativa e lúdica para tornar a aprendizagem mais envolvente e significativa.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre o tema do jogo e os objetivos propostos.
  • Criatividade e originalidade na elaboração do jogo.
  • Clareza e objetividade nas informações para o consumidor final.
  • Qualidade da apresentação e organização do jogo.
  • Nível de engajamento dos jogadores com o jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e no desenvolvimento do jogo.
  • Avaliar cada jogo de acordo com os critérios definidos.
  • Dar feedback aos alunos sobre o desempenho e a qualidade do trabalho.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado aos indicadores de saúde pública.
  • Definir o objetivo do jogo e os desafios.
  • Desenvolver o jogo conforme as etapas propostas.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar ativamente da avaliação dos jogos apresentados pelos colegas.