Aula sobre Indicadores De Saude Publica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os indicadores de saúde pública são informações que permitem avaliar e monitorar a saúde da população. Eles podem ajudar a identificar problemas de saúde e a desenvolver políticas públicas para solucioná-los. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, etc.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução sobre o tema de Indicadores de saúde pública e explicar a metodologia MDC para os alunos. Em seguida, os alunos devem ser organizados em grupos de 3 a 4 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre um dos seguintes temas:

    \- Impactos de catástrofes naturais na saúde pública

    \- Impactos das mudanças climáticas na saúde pública

    \- Impactos da poluição na saúde pública

    \- Impactos da falta de saneamento básico na saúde pública


  3. Etapa 3 - Debate

    Cada grupo deve apresentar sua pesquisa e debater com os demais grupos sobre a importância dos indicadores de saúde pública para prevenir e solucionar problemas de saúde.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por rubrica, para avaliar os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, etc.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo deve apresentar seu modelo e justificar suas escolhas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese concluindo a aula reforçando a importância dos indicadores de saúde pública para a prevenção e solução de problemas de saúde.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, etc.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um modelo de avaliação por rúbrica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates e na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Coerência e clareza na apresentação do modelo.
  • Uso adequado dos critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Colaboração e trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia MDC para os alunos.
  • Organizar os grupos e orientá-los na pesquisa e no debate.
  • Apoiar os alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Concluir a aula reforçando a importância dos indicadores de saúde pública.

Ações do aluno

  • Participar ativamente dos debates e na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Realizar a pesquisa de forma aprofundada e com qualidade.
  • Colaborar com o grupo e trabalhar em equipe.
  • Apresentar o modelo de forma clara e coerente.