Aula sobre Indicadores De Saude Publica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os indicadores de saúde pública são fundamentais para podermos entender e monitorar a saúde da população. Eles são utilizados para identificar possíveis problemas de saúde, planejar ações e políticas públicas e avaliar os resultados das intervenções realizadas. Nesta aula, será utilizada a metodologia de Rotação por estações para que os alunos possam criar atividades e entender a importância dos indicadores de saúde pública. Para contextualizar o tema, podemos citar exemplos como a taxa de mortalidade infantil, a incidência de doenças como dengue, zika e chikungunya, e o índice de vacinação da população.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução sobre o tema e explique a importância dos indicadores de saúde pública. Em seguida, divida os alunos em 3 grupos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Criação de cartazes

    Nesta estação, os alunos irão criar cartazes com informações sobre os principais indicadores de saúde pública, como a taxa de mortalidade infantil, a incidência de doenças e o índice de vacinação. Eles deverão utilizar imagens e textos para explicar cada indicador.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Pesquisa sobre saúde pública

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a importância dos indicadores de saúde pública para o planejamento de políticas públicas. Eles deverão criar um infográfico com as informações encontradas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Saúde pública por região

    Nesta estação, os alunos irão analisar dados sobre indicadores de saúde pública de uma determinada região. Eles deverão criar um relatório com as informações encontradas e identificar possíveis problemas de saúde na região.

  5. Etapa 5 - Roda de conversa

    Ao final das estações, os alunos irão se reunir em uma roda de conversa para discutir o que aprenderam e trocar informações sobre as atividades realizadas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades e a qualidade dos materiais produzidos. É importante destacar os principais pontos levantados pelos alunos, ressaltando a importância do conhecimento de assuntos ligados a saúde pública.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliar impactos provocados por mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Promover a compreensão da importância dos indicadores de saúde pública para a sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade dos materiais produzidos pelos alunos.
  • Compreensão dos conceitos trabalhados na aula.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância dos indicadores de saúde pública.
  • Orientar os alunos durante as atividades.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade dos materiais produzidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e estimular a criatividade.
  • Produzir materiais de qualidade e demonstrar compreensão dos conceitos trabalhados na aula.