Aula sobre Indicadores De Saude Publica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A saúde pública é um tema muito importante em nossa sociedade, especialmente em tempos de pandemia. Nesta aula, serão abordados os indicadores de saúde pública, que são ferramentas utilizadas para medir a qualidade de vida de uma população. Serão trabalhados como esses indicadores são importantes para que as autoridades possam tomar decisões e implementar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema aos alunos e explique a importância dos indicadores de saúde pública. Os alunos receberão um texto ou vídeo para assistir em casa, que irá aprofundar o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa conceitual sobre os indicadores de saúde pública. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como os indicadores de saúde pública são aplicados na prática, como, por exemplo, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Mortalidade Infantil. Os alunos também poderão trazer exemplos de indicadores que conhecem.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos novamente e deverão discutir sobre a importância dos indicadores de saúde pública e como eles podem ser utilizados para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e os alunos poderão tirar dúvidas finais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar os impactos provocados por mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, etc.
  • Promover a construção do conhecimento de forma colaborativa e participativa, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Estimular o pensamento crítico e reflexivo dos alunos em relação à importância dos indicadores de saúde pública.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade das apresentações dos mapas conceituais.
  • Participação nas discussões em grupo.
  • Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em exemplos práticos.
  • Demonstração de compreensão dos conceitos abordados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos relacionados ao tema.
  • Fazer sínteses periódicas para garantir a compreensão dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou texto indicado pelo professor antes da aula.
  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar de forma clara e objetiva o mapa conceitual criado pelo grupo.
  • Participar das discussões em grupo.
  • Demonstrar interesse e engajamento durante toda a aula.