Aula sobre Indicadores De Saude Publica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A saúde pública é um tema muito importante em nossa sociedade, especialmente em tempos de pandemia. Nesta aula, serão abordados os indicadores de saúde pública, que são ferramentas utilizadas para medir a qualidade de vida de uma população. Serão trabalhados como esses indicadores são importantes para que as autoridades possam tomar decisões e implementar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema aos alunos e explique a importância dos indicadores de saúde pública. Os alunos receberão um texto ou vídeo para assistir em casa, que irá aprofundar o tema.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa conceitual sobre os indicadores de saúde pública. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como os indicadores de saúde pública são aplicados na prática, como, por exemplo, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Mortalidade Infantil. Os alunos também poderão trazer exemplos de indicadores que conhecem.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos novamente e deverão discutir sobre a importância dos indicadores de saúde pública e como eles podem ser utilizados para melhorar a qualidade de vida das pessoas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e os alunos poderão tirar dúvidas finais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar os impactos provocados por mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração, etc.
- Promover a construção do conhecimento de forma colaborativa e participativa, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Estimular o pensamento crítico e reflexivo dos alunos em relação à importância dos indicadores de saúde pública.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Qualidade das apresentações dos mapas conceituais.
- Participação nas discussões em grupo.
- Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em exemplos práticos.
- Demonstração de compreensão dos conceitos abordados na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
- Apresentar exemplos práticos relacionados ao tema.
- Fazer sínteses periódicas para garantir a compreensão dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo ou texto indicado pelo professor antes da aula.
- Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
- Apresentar de forma clara e objetiva o mapa conceitual criado pelo grupo.
- Participar das discussões em grupo.
- Demonstrar interesse e engajamento durante toda a aula.