Aula sobre Indigenas Antes Dos Colonizadores
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância dos povos indígenas na formação do Brasil. Serão utilizados exemplos práticos que os estudantes possam relacionar com o seu cotidiano.Para tornar a aula mais envolvente e didática, é possível utilizar exemplos que os estudantes possam relacionar com o seu cotidiano. Fale sobre a importância das plantas medicinais utilizadas pelos povos indígenas, ou sobre a influência desses povos na culinária brasileira.
Etapa 2 - Entender
Os alunos deverão pesquisar sobre a história dos povos indígenas e suas culturas. Disponibilize fontes como livros, sites e documentários para auxiliar na pesquisa proposta.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental com as informações pesquisadas na etapa anterior. Eles deverão organizar as informações e destacar os pontos mais importantes.Etapa 4 - Decidir
Os grupos deverão discutirsobre as informações pesquisadas e o mapa mental criado. Oriente-os aselecionar as informações mais relevantes e decidir como irão apresentá-las.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão criar um material de apresentação para compartilhar as informações selecionadas na etapa anterior. Pode ser um cartaz, uma apresentação em slides ou um vídeo.Etapa 6 - Testar
Os grupos irão apresentar seus materiais para a turma e discutir sobre as informações apresentadas. Medie a discussão e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância dos povos indígenas na formação do Brasil e destacando a importância de respeitar a cultura e os direitos desses povos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as territorialidades dos povos indígenas e outros grupos sociais como direitos legais dessas comunidades.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar materiais de apresentação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Organização e clareza das informações apresentadas.
- Criatividade e qualidade do material de apresentação.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar sua importância.
- Mediar as discussões em grupo e incentivar a participação de todos os alunos.
- Concluir a aula destacando a importância dos povos indígenas na formação do Brasil.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre a história dos povos indígenas e suas culturas.
- Criar um mapa mental com as informações pesquisadas.
- Selecionar as informações mais relevantes e criar um material de apresentação.
- Apresentar o material para a turma e discutir sobre as informações apresentadas.
- Participar ativamente das discussões em grupo.