Aula sobre Indigenas Antes Dos Colonizadores

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "Indígenas antes dos colonizadores" tem como objetivo ensinar aos alunos sobre a história e a cultura dos povos indígenas antes da chegada dos colonizadores. É importante que os alunos compreendam que esses povos já habitavam o território brasileiro e possuíam suas próprias organizações sociais, culturais e políticas. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o contexto dos povos indígenas. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor a temática.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Indígenas antes dos colonizadores" e contextualize relatando sobrea importância do estudo da história e cultura dos povos indígenas.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos deverão criar um mapa de empatia com os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" para entender melhor o contexto dos povos indígenas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divididos em grupo, os alunos deverão discutir osresultados do mapa de empatia e apresentar suas conclusões para a turma.

    Durante as apresentações é importante utilizar exemplos práticos e didáticos sobre a história e cultura dos povos indígenas antes dos colonizadores.


  4. Etapa 4 - Discussão

    Após as apresentações, os alunos se reunirão para um momento de discussão sobre o que foi abordado sobre o tema. Estimule a participação dos alunos.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos deverão criar um material informativo sobre a história e cultura dos povos indígenas antes dos colonizadores utilizando as informações obtidas na atividade anterior.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo apresentará seus trabalhos para a turma e explicando sobre as informações obtidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as territorialidades dos povos indígenas como direitos legais dessas comunidades.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a história e a cultura dos povos indígenas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia criado.
  • Qualidade do material informativo criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na atividade prática.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar um mapa de empatia com qualidade.
  • Criar um material informativo sobre a história e cultura dos povos indígenas antes dos colonizadores com qualidade.