Aula sobre Indigenas Antes Dos Colonizadores
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta aula, vamos aprender sobre os povos indígenas que habitavam o Brasil antes da chegada dos colonizadores e como eles viviam. É importante que os alunos entendam que esses povos possuíam suas próprias culturas, tradições e modos de vida, e que foram muito prejudicados com a chegada dos europeus. Para tornar a aula mais interessante, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos serão desafiados a criar um mapa de registro de um jogo sobre os povos indígenas, estimulando a criatividade e a participação ativa.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando com a importância dos povos indígenas na formação do Brasil.Para tornar a aula mais interessante, utilize exemplos que os estudantes possam relacionar com o seu cotidiano. Por exemplo, fale sobre a importância das plantas medicinais utilizadas pelos povos indígenas, ou sobre a influência desses povos na culinária brasileira.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e explique sobre a metodologia que será utilizada.Etapa 3 - Criação do jogo
Estabeleça um tempo para que os alunos criem um jogo sobre os povos indígenas antes dos colonizadores. Estimule os alunos a serem criativos em suas produções.Etapa 4 - Criação do mapa de registro
Após a criação dos jogos, cada grupo deverá criar um mapa de registro sobre o jogo. Esse mapa de registros deve conter os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 5 - Apresentação dos mapas
Cada grupo apresentará seu mapa de registro para a turma, explicando como o jogo funcionaria e por que ele é interessante.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos terão 15 minutos para discutir em grupo sobre os jogos apresentados e escolherqual acharam mais interessante.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância dos povos indígenas na formação do Brasil,destacando a importância de respeitar a cultura e os direitos desses povos. Promova uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de seleção de argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários.
- Estimular a criatividade dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa de registro.
- Criatividade na elaboração do jogo.
- Coerência entre os campos do mapa de registro.
- Clareza na apresentação do jogo.
- Participação na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e contextualizada.
- Explicar a metodologia ativa Gamificação.
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
- Fazer uma reflexão final sobre o tema e a metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de registro.
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
- Participar da discussão em grupo.
- Refletir sobre o tema e a metodologia utilizada.