Aula sobre Indigenas Antes Dos Colonizadores
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A aula sobre "Indígenas antes dos colonizadores" é um tema importante e relevante para os alunos do 7º ano do ensino fundamental, pois permite que eles conheçam a história dos povos indígenas antes da chegada dos colonizadores europeus. Além disso, a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será aplicada para que os alunos possam desenvolver habilidades de argumentação e defesa de pontos de vista. Um exemplo prático que pode ser utilizado é a discussão sobre a preservação das terras indígenas e a importância do reconhecimento dos direitos dessas comunidades.
Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão dos grupos
Apresente o tema "Indígenas antes dos colonizadores" e divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Pesquisa e preparação dos argumentos
Cada grupo deverá pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos para apresentar durante o debate.Etapa 3 - Debate
Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos para a banca julgadora, que irá avaliar a qualidade dos argumentos e a coerência com o tema proposto.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após o debate, os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas e como elas se relacionam com os direitos dos povos indígenas.Etapa 5 - Produção de texto
Cada aluno deverá produzir um texto reflexivo sobre o tema, considerando as diferentes perspectivas apresentadas durante o debate.Etapa 6 - Socialização dos textos
Os alunos poderão ler seus textos em voz alta para a turma e discutir sobre as diferentes reflexões apresentadas.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos durante o debate, a qualidade dos argumentos apresentados e a produção dos textos reflexivos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação e defesa de pontos de vista.
- Compreender a importância do reconhecimento dos direitos dos povos indígenas.
- Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre temas relevantes para a sociedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante o debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Coerência com o tema proposto.
- Produção de texto reflexivo.
- Reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Dividir a turma em grupos.
- Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
- Mediar o debate e a discussão em grupo.
- Avaliar a participação dos alunos e a qualidade dos argumentos.
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar e preparar os argumentos.
- Participar ativamente do debate.
- Discutir em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas.
- Produzir um texto reflexivo sobre o tema.
- Refletir criticamente sobre o tema.