Aula sobre Indigenas Antes Dos Colonizadores

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula sobre "Indígenas antes dos colonizadores" é um tema importante e relevante para os alunos do 7º ano do ensino fundamental, pois permite que eles conheçam a história dos povos indígenas antes da chegada dos colonizadores europeus. Além disso, a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será aplicada para que os alunos possam desenvolver habilidades de argumentação e defesa de pontos de vista. Um exemplo prático que pode ser utilizado é a discussão sobre a preservação das terras indígenas e a importância do reconhecimento dos direitos dessas comunidades.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão dos grupos

    Apresente o tema "Indígenas antes dos colonizadores" e divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e preparação dos argumentos

    Cada grupo deverá pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos para apresentar durante o debate.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos para a banca julgadora, que irá avaliar a qualidade dos argumentos e a coerência com o tema proposto.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após o debate, os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas e como elas se relacionam com os direitos dos povos indígenas.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Cada aluno deverá produzir um texto reflexivo sobre o tema, considerando as diferentes perspectivas apresentadas durante o debate.

  6. Etapa 6 - Socialização dos textos

    Os alunos poderão ler seus textos em voz alta para a turma e discutir sobre as diferentes reflexões apresentadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante o debate, a qualidade dos argumentos apresentados e a produção dos textos reflexivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e defesa de pontos de vista.
  • Compreender a importância do reconhecimento dos direitos dos povos indígenas.
  • Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre temas relevantes para a sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante o debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência com o tema proposto.
  • Produção de texto reflexivo.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Mediar o debate e a discussão em grupo.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade dos argumentos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar os argumentos.
  • Participar ativamente do debate.
  • Discutir em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas.
  • Produzir um texto reflexivo sobre o tema.
  • Refletir criticamente sobre o tema.