Aula sobre Indigenas Antes Dos Colonizadores

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A aula sobre "Indígenas antes dos colonizadores" tem como objetivo apresentar aos estudantes a história dos povos indígenas antes da chegada dos colonizadores. É importante que os alunos entendam a importância desses povos para a formação do Brasil e como suas culturas foram afetadas com a chegada dos colonizadores. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. É importante que os estudantes entendam a importância dos povos indígenas para a formação do Brasil e como suas culturas foram afetadas com a chegada dos colonizadores.

  2. Etapa 2 - Orientação e Formação dos grupos

    Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.

  3. Etapa 3 - Estação 1

    Nessa estação, os alunos deverão pesquisar sobre a alimentação dos povos indígenas antes da chegada dos colonizadores. Eles deverão criar uma lista de alimentos e explicar como eram preparados.

  4. Etapa 4 - Estação 2

    Nessa estação, os alunos deverão pesquisar sobre a habitação dos povos indígenas antes da chegada dos colonizadores. Eles deverão criar maquetes que representem as diferentes formas de habitação dos povos indígenas.

  5. Etapa 5 - Estação 3

    Nessa estação, os alunos deverão pesquisar sobre a arte dos povos indígenas antes da chegada dos colonizadores. Eles deverão criar desenhos que representem a arte indígena e explicar o significado de cada um deles.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, reúna os alunos em grupos para discutir sobre as atividades realizadas. Cada grupo deverá apresentar suas criações e explicar o que aprenderam.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual

    Solicite aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado no cotidiano.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância dos povos indígenas para a formação do Brasil e como é importante respeitar suas culturas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e criar atividades relacionadas ao tema.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação das atividades.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de reflexão sobre o que foi aprendido na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação na criação das atividades.
  • Qualidade das criações.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Reflexão individual sobre o que foi aprendido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Orientar os alunos na criação das atividades.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Reforçar a importância dos povos indígenas para a formação do Brasil.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a alimentação, habitação e arte dos povos indígenas antes da chegada dos colonizadores.
  • Criar atividades relacionadas ao tema.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Refletir sobre o que foi aprendido na aula.