Aula sobre Indigenas Antes Dos Colonizadores

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos falar sobre os povos indígenas que habitavam o território brasileiro antes da chegada dos colonizadores europeus. Vamos entender como esses povos viviam, suas tradições, cultura e costumes. É importante que os alunos compreendam que os povos indígenas ainda existem e são parte importante da nossa história e cultura. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Organize a turma para uma roda de conversa e apresente o tema desta aula, em seguida, questione os alunos para quepossam compartilhar o que já sabem sobre os povos indígenas. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o assunto.

    Explique a respeito da metodologia ativa que será utilizada nesta aula e esclareça as eventuais dúvidas dos alunos.


  2. Etapa 2 - Vídeo-aula

    Para ser realizado em casa. Disponibilizeuma vídeo-aula sobre o tema. O vídeo deve ser curto e objetivo, com informações relevantes sobre os povos indígenas antes da chegada dos colonizadores. Oriente os alunos a fazerem anotações enquanto assistem ao vídeo proposto.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Explique como a dinâmica funciona e dê exemplos para que os alunos possam entender melhor. Em seguida, os alunos devem trabalhar em grupos para preencher o template com informações sobre os povos indígenas antes da chegada dos colonizadores.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Cada grupo deve apresentar o seu template e debater com a turma sobre as informações apresentadas. Medie o debate e incentive a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos devem fazer uma atividade prática em sala de aula, como desenhar uma aldeia indígena ou criar uma dança típica dos povos indígenas. O objetivo é que os alunos possam colocar em prática o que aprenderam sobre os povos indígenas antes da chegada dos colonizadores.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com informações sobre a atividade prática. Recolha os templates para avaliação.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça umbreve resumo sobre o que foi aprendido na aula e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre os povos indígenas para aprofundar seus conhecimentos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de seleção de argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários.
  • Estimular o protagonismo dos alunos no seu próprio processo de aprendizado.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a história e cultura dos povos indígenas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na roda de conversa.
  • Preenchimento correto do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Criatividade na atividade prática.
  • Participação no debate em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
  • Disponibilizar o vídeo-aula para que os alunos possam assistir em casa.
  • Mediar o debate em grupo e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Avaliar os templates de Dinâmica dos 3 Qs preenchidos pelos alunos.
  • Fazer um resumo sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na roda de conversa.
  • Assistir vídeo-aula em casa.
  • Trabalhar em grupo para preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar do debate em grupo.
  • Fazer a atividade prática e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com informações sobre a atividade.