Aula sobre Indigenas Antes Dos Colonizadores
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos falar sobre os povos indígenas que habitavam o território brasileiro antes da chegada dos colonizadores europeus. Vamos entender como esses povos viviam, suas tradições, cultura e costumes. É importante que os alunos compreendam que os povos indígenas ainda existem e são parte importante da nossa história e cultura. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado.
Etapa 1 - Introdução
Organize a turma para uma roda de conversa e apresente o tema desta aula, em seguida, questione os alunos para quepossam compartilhar o que já sabem sobre os povos indígenas. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o assunto.Explique a respeito da metodologia ativa que será utilizada nesta aula e esclareça as eventuais dúvidas dos alunos.
Etapa 2 - Vídeo-aula
Para ser realizado em casa. Disponibilizeuma vídeo-aula sobre o tema. O vídeo deve ser curto e objetivo, com informações relevantes sobre os povos indígenas antes da chegada dos colonizadores. Oriente os alunos a fazerem anotações enquanto assistem ao vídeo proposto.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Na sala de aula, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Explique como a dinâmica funciona e dê exemplos para que os alunos possam entender melhor. Em seguida, os alunos devem trabalhar em grupos para preencher o template com informações sobre os povos indígenas antes da chegada dos colonizadores.Etapa 4 - Debate em grupo
Cada grupo deve apresentar o seu template e debater com a turma sobre as informações apresentadas. Medie o debate e incentive a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos devem fazer uma atividade prática em sala de aula, como desenhar uma aldeia indígena ou criar uma dança típica dos povos indígenas. O objetivo é que os alunos possam colocar em prática o que aprenderam sobre os povos indígenas antes da chegada dos colonizadores.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com informações sobre a atividade prática. Recolha os templates para avaliação.Etapa 7 - Encerramento
Faça umbreve resumo sobre o que foi aprendido na aula e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre os povos indígenas para aprofundar seus conhecimentos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de seleção de argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários.
- Estimular o protagonismo dos alunos no seu próprio processo de aprendizado.
- Incentivar a reflexão crítica sobre a história e cultura dos povos indígenas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na roda de conversa.
- Preenchimento correto do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Criatividade na atividade prática.
- Participação no debate em grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e objetiva.
- Disponibilizar o vídeo-aula para que os alunos possam assistir em casa.
- Mediar o debate em grupo e incentivar a participação de todos os alunos.
- Avaliar os templates de Dinâmica dos 3 Qs preenchidos pelos alunos.
- Fazer um resumo sobre o que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente na roda de conversa.
- Assistir vídeo-aula em casa.
- Trabalhar em grupo para preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participar do debate em grupo.
- Fazer a atividade prática e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com informações sobre a atividade.