Aula sobre Industria 40

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Indústria 4.0 é um assunto relevante e atual, que envolve a integração de tecnologias digitais avançadas em processos produtivos. A partir dessa temática, é possível discutir a relação entre tecnologia e sociedade, bem como as implicações econômicas e ambientais da adoção dessas tecnologias.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Introduza e contextualize o tema da Indústria 4.0, explicando o que é, suas principais características e como isso afeta a produção e o mercado de trabalho.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 6 pessoas.

  3. Etapa 3 - Definição do Problema

    Cada grupo deve escolher um problema relacionado à Indústria 4.0 para resolver. Sugira algumas opções de problema como, alto custo de implantação, ausências de linhas de investimentos, qualificação dos funcionários.

  4. Etapa 4 - Criação do Diário de Bordo

    Cada grupo deve criar um modelo de Diário de Bordo, onde as informações obtidas serão anotadas.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar sobre o problema escolhido, buscando informações em livros, revistas, jornais e outros materiais disponíveis na sala de aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Resultados

    Cada grupo deve apresentar o seu diário de bordo e discutir as soluções encontradas para o problema escolhido.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Promova uma discussão final sobre a Indústria 4.0, suas implicações e desafios.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural).
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e nas discussões em grupo.
  • Qualidade da apresentação e clareza na exposição das ideias.
  • Utilização adequada do modelo do Diário de Bordo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da Indústria 4.0 e contextualizá-lo.
  • Fornecer orientações claras sobre a atividade e os objetivos a serem alcançados.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões e apresentações.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback construtivo.
  • Promover a discussão final sobre a Indústria 4.0 e suas implicações.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os demais membros.
  • Realizar a pesquisa de forma responsável e dedicada.
  • Criar um modelo adequado de Diário de Bordo.
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.
  • Utilizar sua autonomia e criatividade.