Aula sobre Industria 40

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Indústria 4.0 é um tema atual e importante para a compreensão da integração mundial. Ela se refere ao uso de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, internet das coisas e robótica, na produção industrial. Essas tecnologias permitem que as fábricas sejam mais eficientes, flexíveis e personalizadas, transformando a produção e consumo das mercadorias.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema Indústria 4.0 e explique sua importância para a economia global. Os alunos podem ser convidados a compartilhar suas experiências com tecnologias avançadas, como smartphones e computadores.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo deve escolher um subtema relacionado à Indústria 4.0, como inteligência artificial, internet das coisas, robótica, entre outros.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre o subtema escolhido e criar um modelo de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu modelo de avaliação por pares para a turma, explicando os seus critérios e como eles serão utilizados para avaliar o desempenho dos demais.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do projeto

    Cada grupo deve desenvolver um projeto relacionado ao subtema escolhido, que deve ser apresentado para a turma ao final da aula.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Cada grupo deve avaliar o desempenho dos demais, utilizando o modelo de avaliação por pares criado anteriormente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula ressaltando a importância da Indústria 4.0 para a economia global e para a vida dos alunos. Os projetos desenvolvidos pelos grupos podem ser expostos na sala de aula ou em um mural na escola.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Promover a reflexão crítica sobre o uso de tecnologias avançadas na produção industrial.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação do projeto.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema Indústria 4.0 e explicar sua importância.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na escolha dos subtemas.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos projetos e orientar os alunos na criação dos modelos de avaliação por pares.
  • Avaliar os projetos e as avaliações dos grupos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtema escolhido.
  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Desenvolver um projeto relacionado ao subtema escolhido.
  • Apresentar o projeto para a turma.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos.