Aula sobre Industria 40
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A Indústria 4.0 é um tema atual e importante para o desenvolvimento econômico e tecnológico do mundo. Ela se caracteriza pela integração de tecnologias digitais, automação e inteligência artificial nos processos industriais. Nesse contexto, é importante entender o que é a Indústria 4.0 e como ela afeta a economia mundial.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize-o dentro da atual economia mundial.Etapa 2 - Entender
Os alunos irão discutir em grupos de até 5 pessoas o que sabem sobre a Indústria 4.0 e quais são as principais tecnologias envolvidas neste processo.Etapa 3 - Esboçar
Cada grupo irá criar um esboço de um modelo de Design Sprint com 5 etapas: Entender, Esboçar, Decidir, Prototipar, Testar.Etapa 4 - Decidir
Os grupos irão decidir em conjunto qual será o tema específico que irão abordar dentro da Indústria 4.0, como, por exemplo, a utilização de robôs em linhas de produção.Etapa 5 - Prototipar
Cada grupo irá criar um protótipo de uma linha de produção utilizando materiais como papelão, canudos, palitos de sorvete, etc.Etapa 6 - Testar
Os grupos irão apresentar seus protótipos e testá-los em uma simulação de linha de produção, avaliando a eficiência e a produtividade de cada modelo.Etapa 7 - Conclusão
O professor deve fazer uma conclusão sobre o tema da aula e como a Indústria 4.0 está transformando a economia mundial.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural).
- Estimular a criatividade e a capacidade de inovação dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Criatividade e originalidade dos protótipos criados pelos grupos.
- Eficiência e produtividade dos protótipos na simulação de linha de produção.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo dentro do contexto atual da economia mundial.
- Orientar os alunos nas discussões em grupo e na criação dos protótipos.
- Mediar a apresentação dos protótipos e reflexão final.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos nas atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Utilizar sua autonomia e criatividade
- Criar um esboço de um modelo de Design Sprint com 5 etapas.
- Criar um protótipo de uma linha de produção.