Aula sobre Industria 40

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Indústria 4.0 é um tema atual e importante para o desenvolvimento econômico e tecnológico do mundo. Ela se caracteriza pela integração de tecnologias digitais, automação e inteligência artificial nos processos industriais. Nesse contexto, é importante entender o que é a Indústria 4.0 e como ela afeta a economia mundial.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize-o dentro da atual economia mundial.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão discutir em grupos de até 5 pessoas o que sabem sobre a Indústria 4.0 e quais são as principais tecnologias envolvidas neste processo.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo irá criar um esboço de um modelo de Design Sprint com 5 etapas: Entender, Esboçar, Decidir, Prototipar, Testar.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão decidir em conjunto qual será o tema específico que irão abordar dentro da Indústria 4.0, como, por exemplo, a utilização de robôs em linhas de produção.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo irá criar um protótipo de uma linha de produção utilizando materiais como papelão, canudos, palitos de sorvete, etc.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus protótipos e testá-los em uma simulação de linha de produção, avaliando a eficiência e a produtividade de cada modelo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve fazer uma conclusão sobre o tema da aula e como a Indústria 4.0 está transformando a economia mundial.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural).
  • Estimular a criatividade e a capacidade de inovação dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Criatividade e originalidade dos protótipos criados pelos grupos.
  • Eficiência e produtividade dos protótipos na simulação de linha de produção.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo dentro do contexto atual da economia mundial.
  • Orientar os alunos nas discussões em grupo e na criação dos protótipos.
  • Mediar a apresentação dos protótipos e reflexão final.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Utilizar sua autonomia e criatividade
  • Criar um esboço de um modelo de Design Sprint com 5 etapas.
  • Criar um protótipo de uma linha de produção.