Aula sobre Industria 40

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula com uma breve explicação sobre o que é a Indústria 4.0 e sua importância na atualidade. Explique como a tecnologia está mudando o modo como as indústrias produzem e como isso afeta a economia global.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema Indústria 4.0 e explique sua importância para a economia global, apontando suas vantagens e desvantagens.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 3 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso sobre uma empresa que adotou a Indústria 4.0 em sua produção. Peça para os alunos analisarem o caso e identificarem os benefícios e desafios da implementação dessa tecnologia.

  4. Etapa 4 - Modelo de infográfico

    Os alunos criarão um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas com informações sobre a Indústria 4.0. Explique que esse material servirá de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do infográfico

    Preenchimento do infográfico com as informações obtidas no estudo de caso.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os grupos apresentam seus infográficos para a turma explicando como a Indústria 4.0 está mudando a produção industrial e a economia global.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Realizar um momento de reflexão final e discussões em sala. A ideia é compartilhar os resultados da pesquisa, os infográficos construídos e percepções da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de informações.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e reflexão.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade do preenchimento do infográfico.
  • Coerência e clareza na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do infográfico.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Mediar o momento de reflexão final.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre a Indústria 4.0.
  • Trabalhar em grupo na criação do infográfico.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.