Aula sobre Industria 40

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Indústria 4.0 é um conceito que se refere à quarta revolução industrial, caracterizada pela integração de tecnologias digitais avançadas em processos industriais. Essas tecnologias incluem inteligência artificial, internet das coisas e automação. O objetivo é aumentar a eficiência e a produtividade das indústrias, bem como melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. É importante que os alunos entendam esse conceito, pois ele tem um impacto significativo na economia global e na vida cotidiana.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula, explicando o que é a Indústria 4.0 e por que é importante estudá-la.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos são divididos em grupos de 3 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Preparação do debate

    Cada grupo recebe um subtópico relacionado à Indústria 4.0 para pesquisar e preparar um debate crítico. Os subtópicos podem incluir: impacto na economia global, impacto na vida cotidiana, uso de inteligência artificial, desafios para a implementação, vantagens e desvantagens para os trabalhadores, entre outros.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Cada grupo cria um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios "Não desenvolvido", "Parcialmente desenvolvido" e "Plenamente desenvolvido" para avaliar o desempenho dos outros grupos durante o debate.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos apresentam seus argumentos e debatem o subtópico designado.

  6. Etapa 6 - Autoavaliação

    Cada aluno avalia seu próprio desempenho durante o debate e preenche o modelo de avaliação por rubrica criado pelo seu grupo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor faz uma reflexão sobre o debate e os resultados da autoavaliação, destacando os pontos positivos e negativos, incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de fatos e situações para compreender a integração mundial.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Argumentação coerente e fundamentada.
  • Respeito às regras do debate.
  • Criatividade na elaboração do modelo de avaliação por rubrica.
  • Autoavaliação honesta e reflexiva.

Ações do professor

  • Explicar claramente os objetivos da aula e as regras do debate.
  • Estimular a participação de todos os alunos e garantir que as regras sejam seguidas.
  • Fazer perguntas para incentivar a reflexão crítica dos alunos.
  • Incentivar a criação de um ambiente de respeito e colaboração.
  • Fazer uma reflexão sobre o debate e os resultados da autoavaliação.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos fundamentados sobre o subtópico designado.
  • Trabalhar em grupo para criar um modelo de avaliação por rubrica.
  • Participar ativamente do debate e respeitar as regras.
  • Avaliar honestamente o próprio desempenho e o dos colegas.
  • Refletir sobre o debate e os resultados da autoavaliação.