Aula sobre Inferences Inferencias

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inferences (Inferências) é uma habilidade muito importante na leitura e na comunicação em inglês. É a capacidade de ler nas entrelinhas e entender o significado implícito em um texto, mesmo quando as informações não são explicitamente escritas. Essa habilidade é muito utilizada em situações do cotidiano, como em conversas com amigos, em entrevistas de emprego e em leitura de artigos acadêmicos. Nesta aula, os alunos aprenderão a fazer inferências em textos curtos e a avaliar o desempenho do grupo usando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula explicando o conceito de inferências e como são importantes na leitura e na comunicação em inglês. Dê exemplos de inferências em situações cotidianas e leia um breve texto com exemplos de inferências.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro ou cinco. Cada grupo lerá um texto curto e fará inferências sobre o que eles acham que está acontecendo no texto. O objetivo é que cada grupo discuta o texto e crie uma lista de inferências.

  3. Etapa 3 - Template de Avaliação por Pares

    Cada grupo criará um template de avaliação por pares. Eles devem incluir critérios para avaliar a organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral. Os critérios de avaliação devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Avaliação de pares

    Cada grupo avaliará outro grupo, usando o template criado na etapa anterior. Incentive os alunos a avaliar com ética e respeito, valorizando os diferentes pontos de vista.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos se juntarão para discutir as avaliações recebidas e as inferências feitas pelos outros grupos. Eles devem comparar as inferências e discutir as diferenças e semelhanças de cada grupo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula incentivando os alunos a praticar a habilidade de inferências em situações do cotidiano e destacando a importância da comunicação clara e eficaz em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de compreensão de leitura.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral.
  • Incentivar a troca de ideias e conhecimentos entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Incentivar a participação dos alunos.
  • Orientar os alunos durante as atividades.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto em grupo.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho de outro grupo.
  • Discutir as avaliações recebidas e as inferências feitas pelos outros grupos.
  • Trocar ideias e conhecimentos com os colegas.