Aula sobre Inferences Inferencias
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Inferências são deduções que fazemos a partir da observação de fatos ou indícios. No cotidiano, utilizamos essa habilidade constantemente. Por exemplo, quando alguém entra em uma sala e vemos que a pessoa está de guarda-chuva, podemos inferir que há uma possibilidade de chover. Na língua inglesa, a habilidade de fazer inferências é muito importante para a compreensão de textos e para o desenvolvimento da leitura crítica. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um diário de bordo, aplicando a metodologia Cultura Maker, para desenvolver habilidades de observação, reflexão e solução de problemas relacionados ao tema de inferências.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que são inferências e sua importância para a compreensão de textos em inglês. Em seguida, apresente aos alunos o desafio de criar um diário de bordo sobre inferências, com a metodologia Cultura Maker.Etapa 2 - Problema e Geração de Alternativas
Os alunos, divididos em grupos de no máximo 4 pessoas, devem escolher um problema relacionado ao tema de inferências. Em seguida, devem trabalhar na geração de alternativas para a solução desse problema.Etapa 3 - Solução
Com as alternativas de solução definidas, cada grupo deve criar um protótipo do diário de bordo, usando materiais que podem ser encontrados na sala de aula. O diário deve conter os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Etapa 4 - Apresentação
Os grupos devem apresentar suas soluções e diários de bordo ao restante da sala. Durante as apresentações, os alunos devem compartilhar a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista expostos.Etapa 5 - Feedback e Reforço Positivo
Dê feedback individual para cada grupo, ressaltando os pontos positivos e apontando possíveis melhorias. Além disso, elogie o esforço e a criatividade dos alunos na produção do diário de bordo.Etapa 6 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e reforce a importância da habilidade de inferir na leitura crítica em inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de observação e reflexão para a solução de problemas.
- Promover a criatividade na produção de diários de bordo.
- Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração no trabalho em grupo.
- Criatividade na produção do diário de bordo.
- Clareza e coerência na apresentação das soluções.
Ações do professor
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Proporcionar feedback individual para cada grupo.
- Reforçar a importância da habilidade de inferir na leitura crítica em inglês.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
- Demonstrar criatividade na produção do diário de bordo.
- Compartilhar a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista.