Aula sobre Inferences Inferencias

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Inferências são deduções que fazemos a partir da observação de fatos ou indícios. No cotidiano, utilizamos essa habilidade constantemente. Por exemplo, quando alguém entra em uma sala e vemos que a pessoa está de guarda-chuva, podemos inferir que há uma possibilidade de chover. Na língua inglesa, a habilidade de fazer inferências é muito importante para a compreensão de textos e para o desenvolvimento da leitura crítica. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um diário de bordo, aplicando a metodologia Cultura Maker, para desenvolver habilidades de observação, reflexão e solução de problemas relacionados ao tema de inferências.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são inferências e sua importância para a compreensão de textos em inglês. Em seguida, apresente aos alunos o desafio de criar um diário de bordo sobre inferências, com a metodologia Cultura Maker.

  2. Etapa 2 - Problema e Geração de Alternativas

    Os alunos, divididos em grupos de no máximo 4 pessoas, devem escolher um problema relacionado ao tema de inferências. Em seguida, devem trabalhar na geração de alternativas para a solução desse problema.

  3. Etapa 3 - Solução

    Com as alternativas de solução definidas, cada grupo deve criar um protótipo do diário de bordo, usando materiais que podem ser encontrados na sala de aula. O diário deve conter os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar suas soluções e diários de bordo ao restante da sala. Durante as apresentações, os alunos devem compartilhar a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista expostos.

  5. Etapa 5 - Feedback e Reforço Positivo

    Dê feedback individual para cada grupo, ressaltando os pontos positivos e apontando possíveis melhorias. Além disso, elogie o esforço e a criatividade dos alunos na produção do diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce a importância da habilidade de inferir na leitura crítica em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de observação e reflexão para a solução de problemas.
  • Promover a criatividade na produção de diários de bordo.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.
  • Criatividade na produção do diário de bordo.
  • Clareza e coerência na apresentação das soluções.

Ações do professor

  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Proporcionar feedback individual para cada grupo.
  • Reforçar a importância da habilidade de inferir na leitura crítica em inglês.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Demonstrar criatividade na produção do diário de bordo.
  • Compartilhar a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista.