Aula sobre Inferences Inferencias
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Inferences (Inferências) são habilidades cruciais para a leitura e para a compreensão de textos em inglês. As inferências envolvem identificar pistas no texto e usá-las para supor o que o autor está tentando transmitir implicitamente. Por exemplo, ao ler um texto sobre um personagem que está suando e ofegando, podemos inferir que ele está correndo. Um método interessante para ensinar Inferences é através do Ensino Híbrido. Em vez de apenas ler texto e fazer perguntas, os alunos serão mais envolvidos no processo de aprendizagem, desde a criação de um template de registro de aprendizagem até o compartilhamento de informações, pontos de vista e reflexões.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e os objetivos da aula. Apresente exemplos de textos onde as inferências são utilizadas e destaque a importância de entender esse conceito para melhorar a compreensão de leitura em geral.Etapa 2 - Preparação do Template de registro de aprendizagem
Trabalhe com os alunos na criação de um template para registrar as inferências encontradas em textos. O template deve incluir campos como título, autor, fonte, contexto da leitura, pistas encontradas e inferência.Etapa 3 - Explorando as pistas
Os alunos trabalharão em grupos para ler e identificar pistas nos textos. Eles precisam registrar as pistas encontradas em seus templates e discutir em grupos quais inferências podem ser tiradas delas.Etapa 4 - Compartilhando Inferências
Os grupos compartilharão suas inferências com a turma. Incentive a discussão e analise criticamente as inferências feitas por cada grupo.Etapa 5 - Check-in e preparação para a continuação
Oriente os alunos a fazerem o check-in em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo a perguntas sobre as habilidades praticadas durante a aula e preparando-se para a continuação do trabalho.Etapa 6 - Prática em casa
Os alunos praticarão em casa a identificação de pistas e inferências em textos de sua escolha, registrando em seus templates.Etapa 7 - Check-out e avaliação
Na aula seguinte, os alunos farão o check-out em seus templates. Forneça um feedback das atividades e desenvolvimento dos estudantes. Encerre a aula com uma reflexão sobre o aprendizado e a aplicação das habilidades de inferência.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver as habilidades de leitura e compreensão em inglês dos alunos.
- Estimular a participação dos alunos no processo de aprendizagem por meio de uma metodologia ativa.
- Promover a troca de experiências e pontos de vista entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade em inferir implicitamente significados em textos, uma habilidade importante em diversas áreas do saber.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Criação e organização de um template completo de registro de aprendizagem.
- Identificação e registro correto das pistas e inferências em textos.
- Análise crítica de inferências feitas por outros grupos.
- Reflexão sobre o aprendizado e aplicação do conceito de inferências em textos.
Ações do professor
- Introduzir o tema e os objetivos da aula.
- Trabalhar com os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
- Selecionar textos apropriados para trabalhar com as inferências.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Dar feedback individual e em grupo sobre o trabalho desenvolvido pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Criar e organizar um template de registro de aprendizagem completo.
- Identificar e registrar corretamente as pistas e inferências em textos.
- Analisar criticamente as inferências feitas por outros grupos.
- Refletir sobre seu aprendizado e aplicação do conceito de inferências em textos.