Aula sobre Inferences Inferencias
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Aquecimento
Inicie a aula fazendo uma revisão rápida de conceitos anteriores relacionados a inferências. Use exemplos práticos e histórias para fazer com que os alunos relembrem a importância das inferências.Etapa 2 - Introdução
Apresente a metodologia de Rotação por estações. Explique como esta metodologia funciona, enfatizando que cada grupo será responsável por uma atividade específica relacionada ao tema "Inferences". Mostre aos alunos a lista de estações disponíveis e quais atividades em cada estação.Etapa 3 - Rotação por estações
Divida a turma em grupos e direcione-os às atividades.Estação 1 - Leitura de Textos
Nesta estação, os alunos trabalharão com a leitura de textos e farão inferências a partir do que foi lido. Forneça textos curtos e peça aos alunos que destaquem as informações importantes e façam inferências sobre o que foi lido.
Estação 2 - Vídeo
Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo relacionado ao tema "Inferences". Peça aos alunos que façam anotações importantes durante o vídeo e, em seguida, discuta com eles as inferências extraídas a partir das informações do vídeo.
Estação 3 - Jogo de Palavras
Nesta estação, os alunos jogarão um jogo de palavras que ajuda a desenvolver habilidades em inferências. Explique as regras do jogo e peça aos alunos que joguem o jogo em grupos pequenos.
Etapa 4 - Encerramento
Peça aos alunos para se reunirem em seus grupos e compartilharem o que aprenderam em cada estação. Incentive a discussão sobre as inferências feitas em cada atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer inferências a partir de textos e informações diversas.
- Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
- Promover a autonomia e a criatividade dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Produção de inferências precisas e coerentes.
- Demonstração de habilidades em trabalhar em grupo.
- Criatividade na realização das atividades.
Ações do professor
- Orientar e ajudar os alunos na realização das atividades em cada estação.
- Observar a participação dos alunos em cada atividade e fornecer feedbacks individualizados.
- Incentivar a colaboração e a troca de ideias entre os grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Fazer inferências precisas e coerentes.
- Trabalhar em grupo colaborativamente.
- Ser criativo na realização das atividades.
- Compartilhar e discutir suas inferências com seus colegas.