Aula sobre Inferences Inferencias

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Inferences" é um conceito importante no aprendizado da língua inglesa e está presente em diversos contextos, como na leitura e na interpretação de textos, na compreensão de diálogos e na comunicação oral e escrita. A habilidade de fazer inferências é fundamental para desenvolver a compreensão da língua e é uma ferramenta importante para entender e interpretar informações e ideias. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa de Rotação por estações para explorar diferentes atividades relacionadas ao tema e desenvolver sua habilidade de fazer inferências.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula fazendo uma revisão rápida de conceitos anteriores relacionados a inferências. Use exemplos práticos e histórias para fazer com que os alunos relembrem a importância das inferências.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente a metodologia de Rotação por estações. Explique como esta metodologia funciona, enfatizando que cada grupo será responsável por uma atividade específica relacionada ao tema "Inferences". Mostre aos alunos a lista de estações disponíveis e quais atividades em cada estação.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos e direcione-os às atividades.

    Estação 1 - Leitura de Textos

    Nesta estação, os alunos trabalharão com a leitura de textos e farão inferências a partir do que foi lido. Forneça textos curtos e peça aos alunos que destaquem as informações importantes e façam inferências sobre o que foi lido.

    Estação 2 - Vídeo

    Nesta estação, os alunos assistirão a um vídeo relacionado ao tema "Inferences". Peça aos alunos que façam anotações importantes durante o vídeo e, em seguida, discuta com eles as inferências extraídas a partir das informações do vídeo.

    Estação 3 - Jogo de Palavras

    Nesta estação, os alunos jogarão um jogo de palavras que ajuda a desenvolver habilidades em inferências. Explique as regras do jogo e peça aos alunos que joguem o jogo em grupos pequenos.


  4. Etapa 4 - Encerramento

    Peça aos alunos para se reunirem em seus grupos e compartilharem o que aprenderam em cada estação. Incentive a discussão sobre as inferências feitas em cada atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer inferências a partir de textos e informações diversas.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Promover a autonomia e a criatividade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Produção de inferências precisas e coerentes.
  • Demonstração de habilidades em trabalhar em grupo.
  • Criatividade na realização das atividades.

Ações do professor

  • Orientar e ajudar os alunos na realização das atividades em cada estação.
  • Observar a participação dos alunos em cada atividade e fornecer feedbacks individualizados.
  • Incentivar a colaboração e a troca de ideias entre os grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Fazer inferências precisas e coerentes.
  • Trabalhar em grupo colaborativamente.
  • Ser criativo na realização das atividades.
  • Compartilhar e discutir suas inferências com seus colegas.