Aula sobre Infografico

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Professor, explique aos alunos que o infográfico é uma ferramenta muito utilizada na comunicação visual, especialmente em jornalismo, para transmitir informações de forma clara e objetiva. Ele é composto por elementos gráficos e textuais que organizam dados e informações de forma atraente e fácil de entender. Nesta aula, os alunos irão aprender como criar um infográfico sobre um tema específico, utilizando a metodologia ativa da gamificação. Para isso, eles irão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema escolhido, e também irão produzir o infográfico a partir das informações coletadas durante o jogo.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que o infográfico é uma ferramenta muito utilizada na comunicação visual, especialmente em jornalismo, para transmitir informações de forma clara e objetiva. Ele é composto por elementos gráficos e textuais que organizam dados e informações de forma atraente e fácil de entender. Nesta aula, os alunos irão aprender como criar um infográfico sobre um tema específico, utilizando a metodologia ativa da gamificação. Para isso, eles irão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema escolhido, e também irão produzir o infográfico a partir das informações coletadas durante o jogo.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o conceito de infográfico e mostre exemplos de infográficos em jornais e revistas. Em seguida, peça que os alunos escolham um tema para trabalhar na atividade.

  3. Etapa 3 - Planejamento

    Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para o tema escolhido, com um dado, pinos e cards de perguntas e ações. As perguntas devem ser relacionadas ao tema e as ações devem ser desafios que os jogadores terão que cumprir.

  4. Etapa 4 - Jogando o jogo

    Os alunos irão jogar o jogo de tabuleiro em grupos. Cada vez que um jogador cair em uma casa, ele deve responder a uma pergunta ou cumprir uma ação.

  5. Etapa 5 - Coleta

    Após jogar o jogo, os alunos irão coletar informações e dados sobre o tema escolhido, utilizando as perguntas do jogo como base.

  6. Etapa 6 - Criação

    Com as informações coletadas, os alunos irão criar um infográfico sobre o tema escolhido, utilizando elementos gráficos e textuais para organizar as informações de forma atraente e fácil de entender.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar seus infográficos para a turma e discutir o processo de criação e as informações coletadas durante o jogo.

  8. Etapa 8 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade, discutindo as habilidades desenvolvidas pelos alunos e as possibilidades de aplicação do infográfico em outras áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar reportagem impressa e em outras mídias;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de organizar e apresentar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todo o processo;
  • Qualidade das perguntas e ações criadas para o jogo de tabuleiro;
  • Qualidade do infográfico produzido pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de infográfico e mostrar exemplos de infográficos em jornais e revistas;
  • Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro e na coleta de informações;
  • Conduzir a reflexão sobre a atividade e as possibilidades de aplicação do infográfico em outras áreas.

Ações do aluno

  • Escolher um tema para trabalhar na atividade;
  • Criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema escolhido;
  • Coletar informações sobre o tema a partir das perguntas do jogo.