Aula sobre Infografico
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Professor, explique aos alunos que o infográfico é uma forma de representação visual de informações e dados cujo objetivo é facilitar a compreensão do conteúdo apresentado. Ele pode ser encontrado em diversas mídias, como jornais, revistas, sites e redes sociais. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao infográfico e irão criar um modelo de juri, com grupos defensores e opositores, para discutir sobre a importância do infográfico na comunicação atual. O objetivo é desenvolver a habilidade deles em planejar reportagens impressas e em outras mídias, a partir da escolha do fato a ser aprofundado ou do tema a ser focado, do levantamento de dados e informações sobre o fato ou tema, da escolha de fotos ou imagens a produzir, ou a utilizar, e da organização hipertextual.
Etapa 1 - Contextualização
Professor, explique aos alunos que o infográfico é uma forma de representação visual de informações e dados cujo objetivo é facilitar a compreensão do conteúdo apresentado. Ele pode ser encontrado em diversas mídias, como jornais, revistas, sites e redes sociais. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao infográfico e irão criar um modelo de juri, com grupos defensores e opositores, para discutir sobre a importância do infográfico na comunicação atual. O objetivo é desenvolver a habilidade deles em planejar reportagens impressas e em outras mídias, a partir da escolha do fato a ser aprofundado ou do tema a ser focado, do levantamento de dados e informações sobre o fato ou tema, da escolha de fotos ou imagens a produzir, ou a utilizar, e da organização hipertextual.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos da aula. Explique o que é infográfico, como ele é utilizado na comunicação atual e qual a importância de saber produzi-los para a produção de reportagens e outros conteúdos.Etapa 3 - Divisão em grupos
Divida os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo receberá um conjunto de informações sobre o tema para preparar seus argumentos.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos para apresentar seus argumentos sobre a importância do infográfico na comunicação atual. Em seguida, a banca julgadora terá 5 minutos para fazer suas considerações e escolher o grupo vencedor. Os observadores poderão fazer perguntas e participar do debate.Etapa 5 - Produção
Apresente um conjunto de informações sobre um tema específico, previamente selecionados por você, e peça que os alunos utilizem essas informações para produzir um infográfico. O objetivo é que eles apliquem o que aprenderam no debate crítico e produzam um infográfico que seja claro, objetivo e atraente.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar seu infográfico e os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o trabalho apresentado.Etapa 7 - Encerramento
Professor, faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e reforce a importância do infográfico na comunicação atual.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar reportagens impressas e em outras mídias
- Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate crítico;
- Qualidade do infográfico produzido;
- Coerência entre as informações apresentadas e o infográfico produzido;
- Criatividade na apresentação do infográfico;
- Cooperação e colaboração com os demais membros do grupo.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e os objetivos da aula;
- Organizar os grupos e distribuir as informações necessárias para o debate e a produção dos infográficos;
- Orientar os alunos na produção dos infográficos;
- Estimular a participação de todos os alunos no debate e na produção dos infográficos;
- Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula e reforçar a importância do infográfico na comunicação atual.
Ações do aluno
- Participar ativamente no debate crítico;
- Organizar as informações recebidas e preparar argumentos coerentes com o grupo ao qual pertence;
- Produzir um infográfico claro, objetivo e atraente;
- Cooperar e colaborar com os demais membros do grupo;
- Participar da apresentação dos infográficos e fazer perguntas e comentários sobre o trabalho dos demais grupos.