Aula sobre Infografico

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Professor, explique aos alunos que o infográfico é uma forma de representação visual de informações e dados cujo objetivo é facilitar a compreensão do conteúdo apresentado. Ele pode ser encontrado em diversas mídias, como jornais, revistas, sites e redes sociais. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao infográfico e irão criar um modelo de juri, com grupos defensores e opositores, para discutir sobre a importância do infográfico na comunicação atual. O objetivo é desenvolver a habilidade deles em planejar reportagens impressas e em outras mídias, a partir da escolha do fato a ser aprofundado ou do tema a ser focado, do levantamento de dados e informações sobre o fato ou tema, da escolha de fotos ou imagens a produzir, ou a utilizar, e da organização hipertextual.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que o infográfico é uma forma de representação visual de informações e dados cujo objetivo é facilitar a compreensão do conteúdo apresentado. Ele pode ser encontrado em diversas mídias, como jornais, revistas, sites e redes sociais. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao infográfico e irão criar um modelo de juri, com grupos defensores e opositores, para discutir sobre a importância do infográfico na comunicação atual. O objetivo é desenvolver a habilidade deles em planejar reportagens impressas e em outras mídias, a partir da escolha do fato a ser aprofundado ou do tema a ser focado, do levantamento de dados e informações sobre o fato ou tema, da escolha de fotos ou imagens a produzir, ou a utilizar, e da organização hipertextual.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula. Explique o que é infográfico, como ele é utilizado na comunicação atual e qual a importância de saber produzi-los para a produção de reportagens e outros conteúdos.

  3. Etapa 3 - Divisão em grupos

    Divida os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo receberá um conjunto de informações sobre o tema para preparar seus argumentos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos para apresentar seus argumentos sobre a importância do infográfico na comunicação atual. Em seguida, a banca julgadora terá 5 minutos para fazer suas considerações e escolher o grupo vencedor. Os observadores poderão fazer perguntas e participar do debate.

  5. Etapa 5 - Produção

    Apresente um conjunto de informações sobre um tema específico, previamente selecionados por você, e peça que os alunos utilizem essas informações para produzir um infográfico. O objetivo é que eles apliquem o que aprenderam no debate crítico e produzam um infográfico que seja claro, objetivo e atraente.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu infográfico e os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o trabalho apresentado.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Professor, faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e reforce a importância do infográfico na comunicação atual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar reportagens impressas e em outras mídias
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate crítico;
  • Qualidade do infográfico produzido;
  • Coerência entre as informações apresentadas e o infográfico produzido;
  • Criatividade na apresentação do infográfico;
  • Cooperação e colaboração com os demais membros do grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e os objetivos da aula;
  • Organizar os grupos e distribuir as informações necessárias para o debate e a produção dos infográficos;
  • Orientar os alunos na produção dos infográficos;
  • Estimular a participação de todos os alunos no debate e na produção dos infográficos;
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula e reforçar a importância do infográfico na comunicação atual.

Ações do aluno

  • Participar ativamente no debate crítico;
  • Organizar as informações recebidas e preparar argumentos coerentes com o grupo ao qual pertence;
  • Produzir um infográfico claro, objetivo e atraente;
  • Cooperar e colaborar com os demais membros do grupo;
  • Participar da apresentação dos infográficos e fazer perguntas e comentários sobre o trabalho dos demais grupos.