Aula sobre Infografico

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Professor, explique aos alunos que o infográfico é uma ferramenta muito utilizada atualmente em diversas áreas, como jornalismo, publicidade, marketing e educação. Ele é uma forma visual de representar informações e dados de maneira clara e objetiva, utilizando imagens, gráficos e textos. Nesta aula, eles irão aprender sobre o infográfico, suas características e como criar um. Eles terão a oportunidade de desenvolver habilidades importantes, como a capacidade de planejar reportagens, coletar informações, organizar dados e imagens e produzir um material visual e atrativo. Para isso, utilizarão a Metodologia Ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que o infográfico é uma ferramenta muito utilizada atualmente em diversas áreas, como jornalismo, publicidade, marketing e educação. Ele é uma forma visual de representar informações e dados de maneira clara e objetiva, utilizando imagens, gráficos e textos. Nesta aula, eles irão aprender sobre o infográfico, suas características e como criar um. Eles terão a oportunidade de desenvolver habilidades importantes, como a capacidade de planejar reportagens, coletar informações, organizar dados e imagens e produzir um material visual e atrativo. Para isso, utilizarão a Metodologia Ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar diferentes atividades relacionadas ao tema.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema do infográfico e suas características, mostrando exemplos de infográficos em diferentes áreas, previamente selecionados. Os alunos também poderão compartilhar experiências e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Estação 1 – Planejamento:

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre o processo de planejamento de uma reportagem, com foco na escolha do tema, coleta de informações e seleção de dados relevantes. Para isso, você poderá disponibilizar textos e vídeos sobre o assunto, além de exemplos de reportagens.

    Estação 2 – Organização:

    Nesta segunda estação, os alunos irão aprender como organizar os dados e as informações coletadas de maneira clara e objetiva, utilizando imagens e gráficos. Você poderá apresentar exemplos de infográficos e disponibilizar ferramentas de criação de gráficos e diagramas.

    Estação 3 – Criação:

    Já nesta terceira estação, os alunos irão criar o infográfico, utilizando as informações e dados coletados nas estações anteriores. Você poderá disponibilizar ferramentas digitais para criação de infográficos, como o Canva ou o Piktochart.


  4. Etapa 4 - Apresentação

    Peça que cada grupo apresente seu infográfico para a turma, explicando o processo de criação e as escolhas feitas em relação aos dados e imagens utilizados. Você poderá fazer perguntas e comentários sobre cada infográfico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de planejamento de reportagens e coleta de informações;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de organização de dados e imagens;
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade de apresentação e comunicação oral;
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância da visualização de dados e informações.

Critérios de avaliação

  • Planejamento e organização da reportagem;
  • Qualidade e clareza na escolha dos dados e imagens utilizados;
  • Criatividade e originalidade na criação do infográfico;
  • Qualidade na apresentação oral do infográfico;
  • Coerência entre a proposta inicial e o resultado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as características do infográfico;
  • Disponibilizar recursos e ferramentas digitais para criação do infográfico;
  • Estimular a participação e a interação dos alunos;
  • Fazer perguntas e comentários para estimular a reflexão e o pensamento crítico;
  • Avaliar e fornecer feedback sobre o processo de criação do infográfico.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Coletar informações e dados relevantes para a reportagem;
  • Organizar os dados e imagens de maneira clara e objetiva;
  • Criar um infográfico criativo e original;
  • Apresentar o infográfico de maneira clara e objetiva.