Aula sobre Infografico

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Professor, explique aos alunos que os infográficos são ferramentas visuais que combinam texto, imagens e gráficos para comunicar informações de maneira clara e eficaz. Eles são encontrados em diversos contextos, como em jornais, revistas, apresentações de negócios e relatórios de pesquisa. Nesta aula, os alunos aprenderão a criar seus próprios infográficos com base em um tema de sua escolha. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, que envolve os alunos na criação de seu próprio conhecimento por meio de atividades práticas e colaborativas.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que os infográficos são ferramentas visuais que combinam texto, imagens e gráficos para comunicar informações de maneira clara e eficaz. Eles são encontrados em diversos contextos, como em jornais, revistas, apresentações de negócios e relatórios de pesquisa. Nesta aula, os alunos aprenderão a criar seus próprios infográficos com base em um tema de sua escolha. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, que envolve os alunos na criação de seu próprio conhecimento por meio de atividades práticas e colaborativas.

  2. Etapa 2 - Introdução

    O professor apresentará o tema "Infográfico" e explicará como eles são utilizados para comunicar informações de maneira clara e eficaz. O professor também irá contextualizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explicar como ela será aplicada nesta aula.

  3. Etapa 3 - Preparação

    Divida os alunos em grupos e peça que escolham um tema para criar um infográfico. Eles terão que pesquisar e coletar informações sobre o tema escolhido. Você pode fornecer orientações sobre como pesquisar informações confiáveis e relevantes.

  4. Etapa 4 - Criação do template

    Peça que os alunos criem um template da Dinâmica dos 3 Q’s com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal?". Eles utilizarão esse template como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Criação do infográfico

    Solicite que os alunos criem o infográfico com base nas informações coletadas sobre o tema escolhido. Eles deverão utilizar imagens, gráficos e texto para comunicar as informações de maneira clara e eficaz. Esteja disponível para ajudar os grupos que tiverem dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos apresentarão seus infográficos para a turma e explicarão como criaram e organizaram as informações. A turma fará perguntas e dará feedback sobre cada infográfico.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos preencherão o template da Dinâmica dos 3 Q’s e entregarão a você. Utilize esses templates para avaliar a atividade.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua a aula resumindo o que foi aprendido sobre infográficos e a metodologia Sala de Aula Invertida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar reportagens impressas e em outras mídias;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em coletar e organizar informações relevantes sobre um tema;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar infográficos eficazes para comunicar informações.

Critérios de avaliação

  • Relevância e confiabilidade das informações coletadas;
  • Clareza e eficácia do infográfico criado;
  • Participação ativa e colaborativa em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre como pesquisar informações confiáveis e relevante;
  • Fornecer feedback e ajuda aos grupos que tiverem dúvidas;
  • Avaliar a atividade com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para escolher um tema e coletar informações sobre ele;
  • Criar um infográfico eficaz utilizando imagens, gráficos e texto;
  • Apresentar o infográfico para a turma e dar feedback sobre os infográficos dos outros grupos.