Aula sobre Infografico
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Professor, explique aos alunos que os infográficos são ferramentas visuais que combinam texto, imagens e gráficos para comunicar informações de maneira clara e eficaz. Eles são encontrados em diversos contextos, como em jornais, revistas, apresentações de negócios e relatórios de pesquisa. Nesta aula, os alunos aprenderão a criar seus próprios infográficos com base em um tema de sua escolha. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, que envolve os alunos na criação de seu próprio conhecimento por meio de atividades práticas e colaborativas.
Etapa 1 - Contextualização
Professor, explique aos alunos que os infográficos são ferramentas visuais que combinam texto, imagens e gráficos para comunicar informações de maneira clara e eficaz. Eles são encontrados em diversos contextos, como em jornais, revistas, apresentações de negócios e relatórios de pesquisa. Nesta aula, os alunos aprenderão a criar seus próprios infográficos com base em um tema de sua escolha. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, que envolve os alunos na criação de seu próprio conhecimento por meio de atividades práticas e colaborativas.Etapa 2 - Introdução
O professor apresentará o tema "Infográfico" e explicará como eles são utilizados para comunicar informações de maneira clara e eficaz. O professor também irá contextualizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explicar como ela será aplicada nesta aula.Etapa 3 - Preparação
Divida os alunos em grupos e peça que escolham um tema para criar um infográfico. Eles terão que pesquisar e coletar informações sobre o tema escolhido. Você pode fornecer orientações sobre como pesquisar informações confiáveis e relevantes.Etapa 4 - Criação do template
Peça que os alunos criem um template da Dinâmica dos 3 Q’s com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal?". Eles utilizarão esse template como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Criação do infográfico
Solicite que os alunos criem o infográfico com base nas informações coletadas sobre o tema escolhido. Eles deverão utilizar imagens, gráficos e texto para comunicar as informações de maneira clara e eficaz. Esteja disponível para ajudar os grupos que tiverem dúvidas.Etapa 6 - Apresentação
Os grupos apresentarão seus infográficos para a turma e explicarão como criaram e organizaram as informações. A turma fará perguntas e dará feedback sobre cada infográfico.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos preencherão o template da Dinâmica dos 3 Q’s e entregarão a você. Utilize esses templates para avaliar a atividade.Etapa 8 - Conclusão
Conclua a aula resumindo o que foi aprendido sobre infográficos e a metodologia Sala de Aula Invertida.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar reportagens impressas e em outras mídias;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em coletar e organizar informações relevantes sobre um tema;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar infográficos eficazes para comunicar informações.
Critérios de avaliação
- Relevância e confiabilidade das informações coletadas;
- Clareza e eficácia do infográfico criado;
- Participação ativa e colaborativa em grupo.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre como pesquisar informações confiáveis e relevante;
- Fornecer feedback e ajuda aos grupos que tiverem dúvidas;
- Avaliar a atividade com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para escolher um tema e coletar informações sobre ele;
- Criar um infográfico eficaz utilizando imagens, gráficos e texto;
- Apresentar o infográfico para a turma e dar feedback sobre os infográficos dos outros grupos.