Aula sobre Inglaterra Reino Unido E Gra Bretanha Voce Sabe A Diferenca

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Esta atividade visa esclarecer os territórios geográficos e políticos distintos que muitas vezes são confundidos entre si. Os alunos terão a oportunidade de explorar as diferenças entre Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte e entender seus papéis no Reino Unido, bem como os aspectos históricos e culturais que tornam cada região única. Este estudo de caso não apenas aprimorará suas habilidades no idioma inglês, mas também expandirá seu conhecimento da geografia e cultura das Ilhas Britânicas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, introduza o tema e o contexto histórico, destacando a importância da Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha no mundo. Defina os objetivos da aula, a metodologia “Estudo de Caso” e apresente aos alunos uma lista com as lacunas que devem estar presentes no infográfico. Ex. as lacunas poderão constar tópicos sobre: história, cultura, população, economia, região geográfica, etc.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Divida os alunos em grupos e disponibilize material para poderem pesquisar sobre as diferenças entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha. Eles terão que identificar as semelhanças e as diferenças e registrar em cartões, que serão usados posteriormente.

  3. Etapa 3 - Criação do infográfico

    Os grupos deverão criar um template de infográfico com base nas informações coletadas em suas pesquisas. Cada grupo deve usar sua criatividade e habilidades artísticas para criar um infográfico conforme as lacunas apresentadas pelo professor.

  4. Etapa 4 - Reflexão e debate

    Cada grupo apresenta seu infográfico para a turma e explica as diferenças entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha. Depois, acontece um debate, visando expandir a discussão sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania.

  5. Etapa 5 - Avaliação Formativa

    Avalie a participação de cada grupo no debate e a qualidade do infográfico produzido. Verifique se os alunos conseguiram atingir os objetivos da aula e providencie feedbacks individualizados sobre o que cada aluno precisa melhorar.

  6. Etapa 6 - Ação Integradora

    Apresente atividades integradoras, como o convite aos alunos para apresentar seus infográficos em uma exposição na escola, a criação de um blog ou de um mural sobre o tema, ou até mesmo um concurso entre as turmas.

  7. Etapa 7 - Avaliação Somativa

    Por fim, elabore um relatório individualizado para cada aluno, com base nas intencionalidades pedagógicas e nos critérios de avaliação da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos;
  • Ampliar o conhecimento dos alunos sobre as diferenças culturais entre os países que compõem o Reino Unido;
  • Incentivar o debate e a reflexão sobre o processo de colonização e a expansão da língua inglesa pelo mundo;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de apresentar ideias oralmente.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate;
  • Qualidade do infográfico produzido;
  • Habilidade de pesquisa e análise de informações;
  • Criatividade e capacidade de síntese;
  • Clareza e objetividade na apresentação das ideias.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e o contexto histórico;
  • Definir os objetivos da aula e apresentar as lacunas do infográfico;
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a criação do infográfico;
  • Moderar o debate e incentivar a participação dos alunos;
  • Avaliar individualmente os alunos e elaborar feedbacks personalizados.

Ações do aluno

  • Fazer a pesquisa em grupo;
  • Identificar as diferenças entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha;
  • Registrar as informações em cartões;
  • Criar um infográfico de acordo com as lacunas propostas pelo professor;
  • Apresentar seu infográfico e participar do debate.