Aula sobre Ingles Como Lingua Franca

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A língua inglesa é amplamente utilizada no mundo inteiro, e não só em países de língua materna inglesa. O Inglês como Língua Franca é um fenômeno que se tornou cada vez mais relevante nas últimas décadas, devido à globalização e às conexões internacionais.

Nesta atividade, vamos entender como a língua inglesa se expandiu no mundo, em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania, e debater sobre suas implicações culturais e sociais.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Professor, apresente o tema e explique como a língua inglesa se expandiu no mundo.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Explique como a metodologia Cultura Maker irá ser utilizada para desenvolver o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

    Em seguida, divida os alunos em grupos para fazerem uma pesquisa sobre como a língua inglesa se expandiu em cada um dos continentes pelo mundo. Eles deverão usar fontes confiáveis e apresentar os principais pontos em suas apresentações.


  3. Etapa 3 - Elaboração do Modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: Que bom, Que pena, Que tal. Esse modelo será preenchido durante a apresentação dos grupos.

  4. Etapa 4 - Apresentações dos grupos

    Cada grupo irá apresentar seus resultados para a sala e serão feitas perguntas aos grupos para esclarecer suas apresentações. Enquanto um grupo apresenta, os demais alunos devem preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, destacando o que foi bom (Que bom), o que fariam diferente (Que pena) e possíveis dúvidas ou sugestões (Que tal).

  5. Etapa 5 - Conclusão e Fechamento

    Professor, discuta com a turma quais as implicações culturais e sociais da expansão da língua inglesa pelo mundo. Incentive os alunos a consultarem o modelo de Dinâmica dos 3 Qs como uma ferramenta para a discussão.

    Resuma os principais pontos discutidos e enfatize a relevância do tema para as relações internacionais e a comunicação global.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver as habilidades de pesquisa e apresentação em grupo;
  • Desenvolver as habilidades de debate e crítica usando a Dinâmica dos 3 Qs;
  • Compreender a importância da língua inglesa como língua franca no mundo moderno.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e cooperação em grupo;
  • Qualidade da pesquisa e apresentação em grupo;
  • Qualidade do vídeo de apresentação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia;
  • Orientar os alunos na pesquisa e apresentação em grupo;
  • Facilitar a discussão e estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e apresentação em grupo;
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs e justificar as escolhas;
  • Participar ativamente na discussão final e avaliar a atividade usando o modelo.