Aula sobre Ingles Como Lingua Franca

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, convide os alunos a debater sobre o tema "Inglês como Língua franca" e sua expansão pelo mundo, aprimorando suas habilidades de pensamento crítico e de argumentação sobre como o processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania foi determinante para a disseminação da língua inglesa. Eles também poderão aplicar esse conhecimento em situações cotidianas, como ao viajar para outros países ou ao se comunicar com pessoas de diferentes culturas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema "Inglês como Língua franca" e seus subtópicos, como a expansão da língua inglesa pelo mundo e o papel da colonização nesse processo. Em seguida, divida os alunos em grupos de quatro pessoas, para discutir e aprofundar o tema, fazendo anotações em um modelo de design sprint.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Agora, os grupos devem criar um mapa mental ou esboço do que foi discutido na etapa anterior. Eles devem incluir ideias, opiniões e exemplos práticos de situações em que a língua inglesa é usada como língua franca.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos devem selecionar as melhores ideias e argumentos e se preparar para apresentá-las ao restante da turma. Eles devem usar as anotações em seus modelos para sustentar suas escolhas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos devem criar um protótipo para apresentar suas ideias e argumentos, que pode ser: um cartaz, uma apresentação de slides, um painel de discussão ou outra forma escolhida pelo grupo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo terá três minutos para a sua apresentação ao restante da turma. Depois, haverá um tempo para os demais alunos fazerem perguntas e debaterem o tema.

    Professor, incentive a participação de todos e forneça feedbacks e orientações para melhorias.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pensar criticamente sobre o tema do "Inglês como Língua franca" e de sua expansão pelo mundo.
  • Estimular a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e colaborar na construção de conhecimento.
  • Apoiar o desenvolvimento da habilidade de argumentação e comunicação em público dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
  • Habilidade em trabalhar em grupo e colaborar na construção de conhecimento.
  • Habilidade em sustentar os argumentos com exemplos práticos e contextualizados.
  • Habilidade em comunicar de forma clara.

Ações do professor

  • Fornecer orientação e feedbacks construtivos durante a atividade.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos na discussão e debate.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o tema.
  • Ajudar os alunos a sintetizar as informações.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar na construção de conhecimento.
  • Realizar anotações em um modelo de design sprint para organizar e sintetizar as informações.
  • Criar exemplos práticos e contextualizados.
  • Participar ativamente das discussões e do debate.