Aula sobre Ingles Como Lingua Franca

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema "Inglês como língua franca" é extremamente importante atualmente, pois o inglês é uma das línguas mais faladas em todo o mundo e sua influência se dá em diversas áreas, como música, filmes, negócios, turismo, entre outros.

É fundamental que os estudantes entendam como o inglês se tornou uma língua franca ao longo dos anos, especialmente em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania.

Nesta atividade, é proposta a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um modelo de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos, aprimorando a habilidade em debater sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o objetivo da aula e forneça exemplos práticos de como o inglês está presente no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Discussão

    Incentive os estudantes a refletirem sobre o porquê de o inglês ter se tornado uma língua franca e qual a sua importância no mundo atual. Exemplos de perguntas norteadoras podem ser:

    \- Qual país foi o principal responsável pela difusão da língua inglesa mundo afora? Em qual época isso aconteceu?

    \- Quais áreas de trabalho mais adotam termos técnicos vindos do inglês?

    Professor, registre no quadro as contribuições da turma.


  3. Etapa 3 - Elaboração do modelo

    Com base na discussão, os alunos devem criar um modelo de registro de aprendizagem que contenha os campos de Check-in e Check-out.

    O objetivo é que os alunos possam registrar suas ideias e reflexões sobre o tema ao longo da aula.


  4. Etapa 4 - Pesquisa individual

    Os alunos devem realizar uma pesquisa individual sobre a influência da língua inglesa em outras áreas além das mencionadas no início da aula, consultando o livro didático ou outro material disponibilizado selecionado previamente pelo professor.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Professor, discuta o resultado das pesquisas realizadas pelos alunos. Incentive a participação de todos os estudantes.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Recapitule os principais pontos abordados na aula e incentive os alunos a adotarem o modelo de registro de aprendizagem em outras temáticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a reflexão e o debate sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo.
  • Desenvolver a habilidade em pesquisa.
  • Incentivar a criação de um modelo de registro de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão.
  • Coerência e organização do modelo de registro de aprendizagem.
  • Compreensão do tema trabalhado durante a realização da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos sobre o uso do Inglês no cotidiano dos estudantes.
  • Coordenar a discussão em grupo.
  • Estimular a criação do modelo de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Realizar uma pesquisa relevante e original.
  • Elaborar um modelo de registro de aprendizagem organizado e coerente.