Aula sobre Ingles Como Lingua Franca
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
É fundamental que os estudantes entendam como o inglês se tornou uma língua franca ao longo dos anos, especialmente em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania.
Nesta atividade, é proposta a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos terão a oportunidade de criar um modelo de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos, aprimorando a habilidade em debater sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o objetivo da aula e forneça exemplos práticos de como o inglês está presente no cotidiano dos estudantes.Etapa 2 - Discussão
Incentive os estudantes a refletirem sobre o porquê de o inglês ter se tornado uma língua franca e qual a sua importância no mundo atual. Exemplos de perguntas norteadoras podem ser:\- Qual país foi o principal responsável pela difusão da língua inglesa mundo afora? Em qual época isso aconteceu?
\- Quais áreas de trabalho mais adotam termos técnicos vindos do inglês?
Professor, registre no quadro as contribuições da turma.
Etapa 3 - Elaboração do modelo
Com base na discussão, os alunos devem criar um modelo de registro de aprendizagem que contenha os campos de Check-in e Check-out.O objetivo é que os alunos possam registrar suas ideias e reflexões sobre o tema ao longo da aula.
Etapa 4 - Pesquisa individual
Os alunos devem realizar uma pesquisa individual sobre a influência da língua inglesa em outras áreas além das mencionadas no início da aula, consultando o livro didático ou outro material disponibilizado selecionado previamente pelo professor.Etapa 5 - Debate em grupo
Professor, discuta o resultado das pesquisas realizadas pelos alunos. Incentive a participação de todos os estudantes.Etapa 6 - Conclusão
Recapitule os principais pontos abordados na aula e incentive os alunos a adotarem o modelo de registro de aprendizagem em outras temáticas.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover a reflexão e o debate sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo.
- Desenvolver a habilidade em pesquisa.
- Incentivar a criação de um modelo de registro de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão.
- Coerência e organização do modelo de registro de aprendizagem.
- Compreensão do tema trabalhado durante a realização da atividade.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos sobre o uso do Inglês no cotidiano dos estudantes.
- Coordenar a discussão em grupo.
- Estimular a criação do modelo de registro de aprendizagem.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Realizar uma pesquisa relevante e original.
- Elaborar um modelo de registro de aprendizagem organizado e coerente.