Aula sobre Ingles Como Lingua Franca
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A língua inglesa é a língua franca do mundo por ser amplamente utilizada em todo o globo. Nesta atividade, os alunos vão discutir a expansão da língua inglesa pelo mundo, em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania.
Etapa 1 -
Para tornar a atividade mais envolvente, explique aos estudantes que será utilizada a metodologia ativa de gamificação, onde os alunos serão desafiados a criar um jogo com diversas etapas, para registrar informações importantes e despertar o interesse nos colegas de turma.Então, divida a turma em grupos e apresente exemplos de jogos criados anteriormente por outras turmas.
Etapa 2 -
Cada grupo deve definir o nome do jogo, objetivos, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e como seu jogo será engajador e um sucesso. Os grupos devem apresentar o projeto em formato de mapa de registro.Etapa 3 -
Peça para os grupos trocarem os mapas de registro entre si e avaliarem os projetos uns dos outros, para apresentarem sugestões construtivas de melhoria.Etapa 4 -
Após a discussão, os grupos devem aprimorar seus projetos com base nas sugestões recebidas.Etapa 5 -
Cada grupo deve iniciar a confecção de seu jogo. Ao final, deve apresentar o jogo para a sala.Etapa 6 -
Cada grupo joga o jogo produzido (1ª rodada), e também o jogo feito por outro grupo (2ª rodada).Etapa 7 -
Encerre a atividade com um debate e discussão sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo, em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade dos alunos trabalharem em grupo.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Fornecer informações históricas sobre a expansão da língua inglesa.
Critérios de avaliação
- Qualidade e criatividade do projeto do jogo.
- Engajamento e envolvimento dos alunos durante a atividade.
- Habilidade dos alunos em apresentar e defender a ideia de seu jogo.
- Participação ativa e contribuição dos alunos durante o debate.
Ações do professor
- Explicar claramente as etapas da gamificação.
- Apresentar exemplos de jogos anteriores.
- Incentivar a participação ativa dos alunos durante o processo de criação do jogo.
- Orientar os alunos a fornecerem feedbacks construtivos e produtivos.
- Estimular o debate e a troca de ideias na aula.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar um projeto de jogo criativo.
- Participar ativamente na avaliação dos projetos dos demais grupos.
- Contribuir com feedbacks construtivos e produtivos.
- Aplicar as informações obtidas no projeto para embasar argumentações no debate sobre a expansão da língua inglesa.
- Apresentar e defender a ideia de seu jogo de forma clara e objetiva.