Aula sobre Ingles Como Lingua Franca

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A atividade "Inglês como Língua franca" visa discutir a expansão da língua inglesa pelo mundo em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania. Este é um tema importante porque a língua inglesa é a língua mais falada no mundo e é fundamental para o sucesso profissional e acadêmico dos estudantes.

Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações, em que os estudantes serão divididos em três grupos diferentes, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, apresente o tema "Inglês como Língua franca" e explique a importância do tema para o cotidiano dos estudantes.

    Se possível, mostrar um mapa-múndi e aponte os países onde a língua inglesa é predominante. Outra possibilidade é exibir um vídeo sobre a expansão da língua inglesa no mundo e em seguida, debater sobre como isso afetou a cultura local das diversas regiões.

    Em seguida, estimule os estudantes a listar no quadro branco exemplos do uso da língua inglesa na sua rotina.


  2. Etapa 2 - Rotação pelas estações

    \- Estação 1

    \- Nesta estação, os estudantes assistirão a um vídeo sobre a história da língua inglesa e a sua expansão pelo mundo.

    \- Em seguida, os estudantes devem debater como a língua inglesa afetou as culturas locais das diversas regiões e construir um breve parágrafo sobre quais eram as línguas faladas antes da chegada dos colonizadores nas Américas, na África, na Ásia e na Oceania, e como a língua inglesa se tornou predominante nessas regiões.

    \- Estação 2:

    \- Nesta estação, os estudantes devem ler um artigo sobre a importância da língua inglesa no mercado de trabalho e como ela afeta a vida profissional dos indivíduos.

    \- O grupo deve debater como o conhecimento da língua inglesa pode ser importante para o sucesso profissional dos indivíduos e escrever um breve parágrafo a respeito (por exemplo, citando exemplos práticos de empregos que exigem conhecimento da língua inglesa).

    \- Estação 3:

    \- Nesta estação, os estudantes devem ouvir uma música em Inglês e identificar as palavras conhecidas.

    \- Os estudantes devem debater e escrever um parágrafo sobre a importância do listening para o aprendizado de novas palavras na língua inglesa.


  3. Etapa 3 - Encerramento

    \- Após o tempo determinado, cada grupo deve migrar para a estação seguinte.

    \- A atividade termina quando todos os grupos tiverem passado por todas as estações.

    \- Professor, peça que os grupos apresentem as conclusões e aprendizados que tiveram em cada estação. Incentive os estudantes a compartilhar os novos aprendizados sobre a língua inglesa que tiveram nessa aula e como isso pode contribuir para o seu futuro.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos estudantes em debater sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania.
  • Incentivar os estudantes a pesquisar e compreender a importância da língua inglesa na vida pessoal e profissional.
  • Desenvolver a habilidade dos estudantes em compreender a influência da língua inglesa na cultura de diferentes regiões do mundo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos estudantes nas atividades propostas em cada estação.
  • Capacidade dos estudantes em compreender a importância da língua inglesa em diferentes aspectos da vida.
  • Capacidade dos estudantes em debater sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Incentivar a participação ativa dos estudantes nas atividades propostas.
  • Estimular a criatividade dos estudantes nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Refletir sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo.
  • Compartilhar as suas ideias no momento de socialização final com a turma.