Aula sobre Ingles Como Lingua Franca

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Professor, promova uma discussão sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo, em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania. O inglês como língua franca se faz realidade em diversas áreas, como turismo, negócios, tecnologia, entre outras. É importante que os alunos compreendam que a língua inglesa é essencial para as relações internacionais e para a comunicação entre pessoas de diferentes países.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando o objetivo e contextualizando a expansão da língua inglesa pelo mundo, seus motivos e como ela se tornou uma língua franca. Você pode usar mapas para mostrar como o idioma se espalhou pelo mundo.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Selecione materiais como vídeos, reportagens e artigos sobre o tema "Inglês como Língua Franca" para que os estudantes acessem antes da atividade. Garanta que todos tenham acesso, mesmo que não tenham internet em casa. Lembre-se de instruir os alunos a fazerem anotações durante o estudo de cada material.

  3. Etapa 3 - Montagem do mapa conceitual

    Nesta atividade, e com base nos materiais estudados previamente, cada aluno deve criar um mapa conceitual. Oriente os estudantes para que o mapa conceitual contenha uma ideia central e oito sub-ideias que desenvolvam o tema. Incentive a criatividade e a organização dos alunos.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento em grupo

    Os alunos devem se organizar em grupos e apresentar seus mapas conceituais individuais uns para os outros. Instigue a discussão e o debate, incentivando os alunos a explicarem suas escolhas e conceitos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo um resumo dos principais pontos discutidos e motivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de debater e argumentar sobre um tema relevante;
  • Estimular a criatividade na elaboração de mapas conceituais;
  • Compreender a importância da língua inglesa como língua franca em diversas áreas.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento na elaboração do mapa conceitual;
  • Qualidade do mapa conceitual criado;
  • Participação no debate em grupo;
  • Coerência e coesão na argumentação;
  • Qualidade da pesquisa realizada.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e explicar a metodologia utilizada;
  • Incentivar a pesquisa em fontes diversas;
  • Estimular a criatividade na elaboração dos mapas conceituais;
  • Conduzir o debate em grupo;
  • Resumir os principais pontos discutidos na aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema antes da aula;
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias;
  • Participar do debate em grupo;
  • Explicar suas escolhas e conceitos presentes no mapa conceitual;
  • Manter-se engajado e participativo durante toda a aula.