As insatisfações dos três Estados: início da Revolução francesa

Na Revolução Francesa cada ordem social tinha suas demandas e queria defender suas ideias. Vamos ver melhor quais grupos e ideias eram esses nessa aula de História! Bons estudos!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Na época da Revolução Francesa, a sociedade da França era dividida em “Primeiro Estado, Segundo Estado e Terceiro Estado”. Os representantes de cada um desses Estados eram, nessa sequência:

    A) Alto Clero; Nobreza; Camponeses, Burguesia e Sans Culotes.

    B) Nobres; Clero; Burguesia.

    C) Reis; Clero; Camponeses.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Ensino Híbrido:

    A Revolução Francesa é um tema importante para entendermos a história da França e do mundo. Ela foi um marco na luta contra a desigualdade social e a opressão política. Nesta aula, vamos estudar as insatisfações dos três Estados, que foram os grupos sociais que compunham a sociedade francesa na época. Vamos entender como essas insatisfações levaram ao início da Revolução Francesa. Para tornar a aula mais envolvente, podemos trazer exemplos de situações em que a desigualdade social e a opressão política ainda existem em nossa sociedade.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A Revolução Francesa foi um dos eventos mais importantes da história mundial, que mudou a forma como as pessoas pensavam sobre política, sociedade e direitos humanos. Nesta aula, vamos explorar as insatisfações dos três Estados que levaram ao início da Revolução Francesa. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  5. 5. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Nesta aula, vamos trabalhar sobre as insatisfações dos três Estados que deram início à Revolução Francesa. Esse tema é importante para entendermos como a França passou por um processo de mudança política e social que influenciou o mundo todo. Para tornar a aula mais envolvente, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares. Isso significa que eles serão responsáveis por avaliar o desempenho dos colegas em relação à organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, entre outros critérios. Dessa forma, os alunos terão um papel ativo na construção do conhecimento e na avaliação do próprio aprendizado.
    Atividade completa
  6. 6. Sala de Aula Invertida:

    A Revolução Francesa é um tema importante para entendermos a história da Europa e do mundo. Ela foi um marco na luta contra o absolutismo e a favor da democracia. Nesta aula, vamos estudar as insatisfações dos três Estados, que foram os grupos sociais que compunham a sociedade francesa na época. Vamos entender como essas insatisfações levaram ao início da Revolução Francesa. Para tornar a aula mais envolvente, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Para isso, eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    A Revolução Francesa foi um dos eventos mais importantes da história mundial, que mudou a forma como as pessoas pensavam sobre política, sociedade e direitos humanos. Ela começou com as insatisfações dos três Estados, que representavam a nobreza, o clero e o povo comum, e culminou na queda da monarquia francesa e na ascensão do poder popular. Para entender melhor esse processo, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema. Essa metodologia permite que os alunos trabalhem em grupos, desenvolvam habilidades de pesquisa e comunicação, e aprendam de forma mais dinâmica e participativa.
    Atividade completa
  8. 8. Design Thinking:

    A Revolução Francesa é um tema importante para entendermos a história da França e do mundo. Ela foi um marco na luta contra a opressão e a desigualdade social, e seus ideais influenciaram muitos outros movimentos sociais ao longo da história. Nesta aula, vamos trabalhar sobre as insatisfações dos três Estados, que foram um dos principais motivos que levaram ao início da Revolução Francesa. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, que vai nos ajudar a entender melhor as emoções, pensamentos e comportamentos dos personagens envolvidos nesse processo histórico.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: