Aula sobre Insatisfacoes Tres Estados Inicio Revolucao Francesa

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Revolução Francesa foi um dos eventos mais importantes da história mundial, que mudou a forma como as pessoas pensavam sobre política, sociedade e direitos humanos. Nesta aula, vamos explorar as insatisfações dos três Estados que levaram ao início da Revolução Francesa. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o contexto histórico da França no final do século XVIII, apresentando os três Estados e suas insatisfações. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o tema, você encontrará recomendação em Dicas, mais abaixo.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregar a cada grupo um problema relacionado ao tema, como "Como a insatisfação do Terceiro Estado contribuiu para o início da Revolução Francesa?".

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos devem pesquisar sobre o problema apresentado, utilizando fontes confiáveis e variadas, como livros, artigos, vídeos e sites especializados. Oriente os alunos e auxilie nas dúvidas que surgirem.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir as informações coletadas e elaborar uma resposta para o problema apresentado. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua resposta para o problema apresentado, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs. Os outros grupos devem avaliar a apresentação utilizando o mesmo template.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando os principais pontos abordados na aula e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e apresentar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade da resposta apresentada para o problema.
  • Clareza e objetividade na apresentação utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliação justa e construtiva das apresentações dos outros grupos.
  • Participação ativa na conclusão da aula.

Ações do professor

  • Explicar o contexto histórico da França no final do século XVIII.
  • Dividir a turma em grupos e entregar um problema para cada grupo.
  • Circular pela sala, auxiliando os grupos e tirando dúvidas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na pesquisa, na discussão em grupo e na apresentação.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema, destacando os principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o problema apresentado, utilizando fontes confiáveis e variadas.
  • Discutir as informações coletadas em grupo e elaborar uma resposta para o problema.
  • Apresentar a resposta utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o mesmo template.
  • Participar ativamente da conclusão da aula.