Aula sobre Insatisfacoes Tres Estados Inicio Revolucao Francesa

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta aula, vamos trabalhar sobre as insatisfações dos três Estados que deram início à Revolução Francesa. Esse tema é importante para entendermos como a França passou por um processo de mudança política e social que influenciou o mundo todo. Para tornar a aula mais envolvente, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares. Isso significa que eles serão responsáveis por avaliar o desempenho dos colegas em relação à organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, entre outros critérios. Dessa forma, os alunos terão um papel ativo na construção do conhecimento e na avaliação do próprio aprendizado.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a Revolução Francesa. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 6 pessoas e explique a tarefa de criar um template de avaliação por pares, você pode distribuir uma folha sulfite com esta finalidade.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre as insatisfações dos três Estados e seus desdobramentos na Revolução Francesa. Eles podem utilizar livros, artigos, vídeos e outras fontes de pesquisa para coletar informações. Você pode recomendar imagens e vídeos para os alunos consultarem.

  3. Etapa 3 - Organização

    Os grupos deverão organizar as informações coletadas e criar um roteiro para a apresentação. Eles também deverão definir os critérios de avaliação que serão utilizados no template.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos terão 10 minutos para apresentar seu trabalho para a turma. Durante as apresentações, os alunos deverão preencher o template de avaliação por pares.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Após todas as apresentações, os alunos deverão se reunir em seus grupos para avaliar o desempenho dos colegas. Eles deverão preencher o template de avaliação por pares e discutir os pontos positivos e negativos de cada apresentação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conduza uma discussão sobre as insatisfações dos três Estados e seus desdobramentos na Revolução Francesa. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e dúvidas sobre o tema. Finalize a aula apresentando uma síntese do tema trabalhado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
  • Estimular a pesquisa e a organização de informações.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.
  • Estimular a comunicação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.
  • Cumprimento dos critérios estabelecidos pelo professor.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a Revolução Francesa.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar a tarefa.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a organização das informações.
  • Conduzir a discussão sobre as apresentações e a avaliação dos colegas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as insatisfações dos três Estados e seus desdobramentos na Revolução Francesa.
  • Organizar as informações coletadas e criar um roteiro para a apresentação.
  • Definir os critérios de avaliação que serão utilizados no template.
  • Apresentar o trabalho para a turma.
  • Avaliar o desempenho dos colegas e discutir os pontos positivos e negativos de cada apresentação.