Aula sobre Insatisfacoes Tres Estados Inicio Revolucao Francesa
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Nesta aula, vamos trabalhar sobre as insatisfações dos três Estados que deram início à Revolução Francesa. Esse tema é importante para entendermos como a França passou por um processo de mudança política e social que influenciou o mundo todo. Para tornar a aula mais envolvente, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares. Isso significa que eles serão responsáveis por avaliar o desempenho dos colegas em relação à organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, entre outros critérios. Dessa forma, os alunos terão um papel ativo na construção do conhecimento e na avaliação do próprio aprendizado.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a Revolução Francesa. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 6 pessoas e explique a tarefa de criar um template de avaliação por pares, você pode distribuir uma folha sulfite com esta finalidade.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre as insatisfações dos três Estados e seus desdobramentos na Revolução Francesa. Eles podem utilizar livros, artigos, vídeos e outras fontes de pesquisa para coletar informações. Você pode recomendar imagens e vídeos para os alunos consultarem.Etapa 3 - Organização
Os grupos deverão organizar as informações coletadas e criar um roteiro para a apresentação. Eles também deverão definir os critérios de avaliação que serão utilizados no template.Etapa 4 - Apresentação
Os grupos terão 10 minutos para apresentar seu trabalho para a turma. Durante as apresentações, os alunos deverão preencher o template de avaliação por pares.Etapa 5 - Avaliação
Após todas as apresentações, os alunos deverão se reunir em seus grupos para avaliar o desempenho dos colegas. Eles deverão preencher o template de avaliação por pares e discutir os pontos positivos e negativos de cada apresentação.Etapa 6 - Conclusão
Conduza uma discussão sobre as insatisfações dos três Estados e seus desdobramentos na Revolução Francesa. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e dúvidas sobre o tema. Finalize a aula apresentando uma síntese do tema trabalhado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
- Estimular a pesquisa e a organização de informações.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.
- Estimular a comunicação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
- Cumprimento dos critérios estabelecidos pelo professor.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizar a Revolução Francesa.
- Dividir os alunos em grupos e explicar a tarefa.
- Orientar os alunos durante a pesquisa e a organização das informações.
- Conduzir a discussão sobre as apresentações e a avaliação dos colegas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as insatisfações dos três Estados e seus desdobramentos na Revolução Francesa.
- Organizar as informações coletadas e criar um roteiro para a apresentação.
- Definir os critérios de avaliação que serão utilizados no template.
- Apresentar o trabalho para a turma.
- Avaliar o desempenho dos colegas e discutir os pontos positivos e negativos de cada apresentação.