Aula sobre Insatisfacoes Tres Estados Inicio Revolucao Francesa

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Revolução Francesa é um tema importante para entendermos a história da França e do mundo. Ela foi um marco na luta contra a opressão e a desigualdade social, e seus ideais influenciaram muitos outros movimentos sociais ao longo da história. Nesta aula, vamos trabalhar sobre as insatisfações dos três Estados, que foram um dos principais motivos que levaram ao início da Revolução Francesa. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, que vai nos ajudar a entender melhor as emoções, pensamentos e comportamentos dos personagens envolvidos nesse processo histórico.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da Revolução Francesa para a história mundial. Em seguida, deve explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula. Você pode disponibilizar aos alunos os cadernos de queixas de cada Estado, [disponível no site do Aprendizap](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/1VsPn8gtk9qYD3dkgnAxX6?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca_outras_disciplinas&sa=D&source=editors&ust=1688495533153553&usg=AOvVaw1VxjIOYyZtVBBOe5VgbndL), para consultarem durante a atividade.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia sobre os personagens envolvidos nas insatisfações dos três Estados, ou seja, o clero, a nobreza e o povo. Eles devem preencher os campos para cada um "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Oriente os alunos e auxilie nas dúvidas que surgirem.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e discutir as informações do mapa de empatia. Eles devem identificar as principais emoções, pensamentos e comportamentos dos personagens envolvidos nas insatisfações dos três Estados.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões sobre as insatisfações dos três Estados e como elas contribuíram para o início da Revolução Francesa. Incentive a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Debate em sala de aula

    Promova um debate em sala de aula sobre as insatisfações dos três Estados e suas consequências para a Revolução Francesa. Os alunos devem expor suas opiniões e argumentos.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Os alunos devem fazer uma atividade individual sobre as insatisfações dos três Estados. Eles devem escrever um texto explicando como essas insatisfações contribuíram para o início da Revolução Francesa e como elas se relacionam com a luta contra a opressão e a desigualdade social.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce a importância da Revolução Francesa para a história mundial.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Coerência e clareza das conclusões apresentadas pelos grupos.
  • Argumentação e fundamentação do texto produzido pelos alunos.
  • Participação construtiva no debate em sala de aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Promover o debate em sala de aula de forma respeitosa e construtiva.
  • Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão dos alunos.
  • Avaliar as atividades dos alunos de forma justa e criteriosa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa de empatia coerente e completo.
  • Contribuir de forma construtiva nas discussões em grupo e no debate em sala de aula.
  • Produzir um texto claro e bem fundamentado sobre as insatisfações dos três Estados.
  • Respeitar as opiniões e argumentos dos colegas durante as atividades em grupo e em sala de aula.