Aula sobre Insatisfacoes Tres Estados Inicio Revolucao Francesa
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A Revolução Francesa é um tema importante para entendermos a história da França e do mundo. Ela foi um marco na luta contra a desigualdade social e a opressão política. Nesta aula, vamos estudar as insatisfações dos três Estados, que foram os grupos sociais que compunham a sociedade francesa na época. Vamos entender como essas insatisfações levaram ao início da Revolução Francesa. Para tornar a aula mais envolvente, podemos trazer exemplos de situações em que a desigualdade social e a opressão política ainda existem em nossa sociedade.
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema da aula e explique como a metodologia do Ensino Híbrido será aplicada. Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. Explique que eles devem preencher o template no início e no fim da aula.Etapa 2 - Contextualização
Contextualize o tema, explicando as insatisfações dos três Estados e como elas levaram ao início da Revolução Francesa. Neste primeiro momento, os alunos devem fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 3 - Atividade em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve pesquisar sobre um dos três Estados: o clero, a nobreza e o terceiro Estado. Eles devem identificar as principais insatisfações de cada Estado e como elas contribuíram para o início da Revolução Francesa. Os alunos devem registrar as informações em seus cadernos.Etapa 4 - Socialização
Cada grupo deve apresentar suas pesquisas para a turma. Medie a discussão e incentive a participação de todos os alunos. Os alunos devem registrar as informações apresentadas pelos outros grupos no caderno, oriente os alunos a usarem os registros para fazer perguntas aos grupos ou a você.Etapa 5 - Atividade individual
Cada aluno deve escolher um dos três Estados e escrever um texto explicando as principais insatisfações desse Estado e como elas contribuíram para o início da Revolução Francesa.Etapa 6 - Check-out
Os alunos devem preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em sua vida.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na aula.
- Qualidade das pesquisas e dos textos produzidos pelos alunos.
- Capacidade de identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema da aula e como a metodologia do Ensino Híbrido será aplicada.
- Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos os alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
- Realizar as pesquisas e produzir textos de qualidade.
- Registrar as informações em seus templates de registro de aprendizagem.