Aula sobre Insatisfacoes Tres Estados Inicio Revolucao Francesa

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Revolução Francesa é um tema importante para entendermos a história da França e do mundo. Ela foi um marco na luta contra a desigualdade social e a opressão política. Nesta aula, vamos estudar as insatisfações dos três Estados, que foram os grupos sociais que compunham a sociedade francesa na época. Vamos entender como essas insatisfações levaram ao início da Revolução Francesa. Para tornar a aula mais envolvente, podemos trazer exemplos de situações em que a desigualdade social e a opressão política ainda existem em nossa sociedade.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia do Ensino Híbrido será aplicada. Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. Explique que eles devem preencher o template no início e no fim da aula.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Contextualize o tema, explicando as insatisfações dos três Estados e como elas levaram ao início da Revolução Francesa. Neste primeiro momento, os alunos devem fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve pesquisar sobre um dos três Estados: o clero, a nobreza e o terceiro Estado. Eles devem identificar as principais insatisfações de cada Estado e como elas contribuíram para o início da Revolução Francesa. Os alunos devem registrar as informações em seus cadernos.

  4. Etapa 4 - Socialização

    Cada grupo deve apresentar suas pesquisas para a turma. Medie a discussão e incentive a participação de todos os alunos. Os alunos devem registrar as informações apresentadas pelos outros grupos no caderno, oriente os alunos a usarem os registros para fazer perguntas aos grupos ou a você.

  5. Etapa 5 - Atividade individual

    Cada aluno deve escolher um dos três Estados e escrever um texto explicando as principais insatisfações desse Estado e como elas contribuíram para o início da Revolução Francesa.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem preencher o campo de Check-out em seus templates de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em sua vida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na aula.
  • Qualidade das pesquisas e dos textos produzidos pelos alunos.
  • Capacidade de identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema da aula e como a metodologia do Ensino Híbrido será aplicada.
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
  • Realizar as pesquisas e produzir textos de qualidade.
  • Registrar as informações em seus templates de registro de aprendizagem.