Aula sobre Insatisfacoes Tres Estados Inicio Revolucao Francesa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Revolução Francesa foi um dos eventos mais importantes da história mundial, que mudou a forma como as pessoas pensavam sobre política, sociedade e direitos humanos. Ela começou com as insatisfações dos três Estados, que representavam a nobreza, o clero e o povo comum, e culminou na queda da monarquia francesa e na ascensão do poder popular. Para entender melhor esse processo, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos criarão atividades relacionadas ao tema. Essa metodologia permite que os alunos trabalhem em grupos, desenvolvam habilidades de pesquisa e comunicação, e aprendam de forma mais dinâmica e participativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça a introdução do tema perguntando aos alunos o que se lembram sobre o contexto da Revolução Francesa. Anote no quadro os aportes dos alunos e explique que a aula será sobre as insatisfações que dão início à revolução.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    A partir da introdução, apresente o tema explicando o contexto histórico e as insatisfações dos três Estados. Você pode utilizar exemplos visuais como a Caricatura dos três estados de 1789,Sans-cullote de Louis-Leopold Boilly ou a Família camponesa de Le Nain.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Divida os alunos em três grupos, que serão as estações. Explique sobre a metodologia “Rotação por estações” e defina com eles o tempo de duração.

  4. Etapa 4 - Rotação por estações

    As atividades propostas em cada estação são:

    Estação 1 - Nobreza

    Os alunos da estação 1 pesquisarão sobre a nobreza francesa e suas insatisfações com o Antigo Regime. Eles podem criar um cartaz ou uma apresentação de slides com informações sobre a nobreza, seus privilégios e suas demandas. Oriente e auxilie os alunos com o que precisarem.

    Estação 2 - Clero

    Os alunos da estação 2 pesquisarão sobre o clero francês e suas insatisfações com o Antigo Regime. Eles podem criar um vídeo ou uma dramatização sobre o clero, suas funções e suas demandas. Oriente e auxilie os alunos com o que precisarem.

    Estação 3 - Povo

    Os alunos da estação 3 pesquisarão sobre o povo francês e suas insatisfações com o Antigo Regime. Eles podem criar um jogo ou uma atividade lúdica sobre o povo, suas condições de vida e suas demandas. Oriente e auxilie os alunos com o que precisarem.


  5. Etapa 5 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo fará uma apresentação sobre seu tema de pesquisa aos outros grupos. Incentive a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos mistos para discutir as informações apresentadas em cada estação. Eles deverão identificar as semelhanças e diferenças entre as demandas dos três Estados e como elas contribuíram para o início da Revolução Francesa.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando a importância das insatisfações dos três Estados para o início da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Promover a compreensão dos processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das apresentações e atividades criadas pelos alunos.
  • Compreensão dos processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e criação das atividades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as insatisfações dos três Estados e criar atividades relacionadas ao tema.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Discutir em grupo as informações apresentadas em cada estação.