Aula sobre Insatisfacoes Tres Estados Inicio Revolucao Francesa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça a introdução do tema perguntando aos alunos o que se lembram sobre o contexto da Revolução Francesa. Anote no quadro os aportes dos alunos e explique que a aula será sobre as insatisfações que dão início à revolução.Etapa 2 - Contextualização
A partir da introdução, apresente o tema explicando o contexto histórico e as insatisfações dos três Estados. Você pode utilizar exemplos visuais como a Caricatura dos três estados de 1789,Sans-cullote de Louis-Leopold Boilly ou a Família camponesa de Le Nain.Etapa 3 - Divisão dos grupos
Divida os alunos em três grupos, que serão as estações. Explique sobre a metodologia “Rotação por estações” e defina com eles o tempo de duração.Etapa 4 - Rotação por estações
As atividades propostas em cada estação são:Estação 1 - Nobreza
Os alunos da estação 1 pesquisarão sobre a nobreza francesa e suas insatisfações com o Antigo Regime. Eles podem criar um cartaz ou uma apresentação de slides com informações sobre a nobreza, seus privilégios e suas demandas. Oriente e auxilie os alunos com o que precisarem.
Estação 2 - Clero
Os alunos da estação 2 pesquisarão sobre o clero francês e suas insatisfações com o Antigo Regime. Eles podem criar um vídeo ou uma dramatização sobre o clero, suas funções e suas demandas. Oriente e auxilie os alunos com o que precisarem.
Estação 3 - Povo
Os alunos da estação 3 pesquisarão sobre o povo francês e suas insatisfações com o Antigo Regime. Eles podem criar um jogo ou uma atividade lúdica sobre o povo, suas condições de vida e suas demandas. Oriente e auxilie os alunos com o que precisarem.
Etapa 5 - Apresentação dos grupos
Cada grupo fará uma apresentação sobre seu tema de pesquisa aos outros grupos. Incentive a participação de todos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos se reunirão em grupos mistos para discutir as informações apresentadas em cada estação. Eles deverão identificar as semelhanças e diferenças entre as demandas dos três Estados e como elas contribuíram para o início da Revolução Francesa.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, destacando a importância das insatisfações dos três Estados para o início da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação dos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Promover a compreensão dos processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das apresentações e atividades criadas pelos alunos.
- Compreensão dos processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e criação das atividades.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as insatisfações dos três Estados e criar atividades relacionadas ao tema.
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Discutir em grupo as informações apresentadas em cada estação.