Aula sobre Insatisfacoes Tres Estados Inicio Revolucao Francesa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Revolução Francesa é um tema importante para entendermos a história da Europa e do mundo. Ela foi um marco na luta contra o absolutismo e a favor da democracia. Nesta aula, vamos estudar as insatisfações dos três Estados, que foram os grupos sociais que compunham a sociedade francesa na época. Vamos entender como essas insatisfações levaram ao início da Revolução Francesa. Para tornar a aula mais envolvente, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Para isso, eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Logo selecione materiais de apoio digitais ou analógicos para que os alunos possam consultar durante a atividade. É importante que você prepare um roteiro com tópicos que os alunos deverão pesquisar e apresentar, como, por exemplo, como funcionavam os privilégios e desigualdades presentes nos três Estados e de que forma esse funcionamento levou às insatisfações que resultaram no início da Revolução Francesa.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula invertida

    Os alunos deverão pesquisar sobre o tema e assistir a um vídeo explicativo sobre as insatisfações dos três Estados. Alguns materiais de apoio para essa etapa estão disponíveis abaixo, no item Dicas. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre as insatisfações dos três Estados.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma. Incentive que todos os alunos participem e façam perguntas sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deverá apresentar seu template para a turma e explicar como utilizou a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Os alunos deverão debater sobre as insatisfações dos três Estados e como elas levaram ao início da Revolução Francesa. Medie o debate e estimule a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos estudados. Você também pode finalizar a aula estimulando os alunos a compararem as insatisfações do contexto estudado com as da atualidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo."
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos no debate em grupo.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Mediar o debate em grupo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema da aula.
  • Discutir em grupo sobre as insatisfações dos três Estados.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o template para a turma.
  • Participar do debate em grupo.