Instrumentos de Orquestra - Oboé

Você já sabe o que é uma orquestra - mas você conhece todos os seus intrumentos? Nessa aula de Arte vamos aprender mais sobre um deles. Senhoras e senhores, apresento a vocês o famoso Oboé! Veja o vídeo!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Esse é o oboé. Selecione a alternativa que traz as características deste instrumento musical:

    A) Instrumento musical de sopro da família das madeiras, normalmente era produzido em madeira ébano, com um formato cônico.

    B) Instrumento musical de sopro da família das madeiras, feito por um longo tubo cônico de madeira de cerca de 2,5 metros, dobrado sobre si mesmo.

    C) Instrumento musical produzido com madeira e classificado como Instrumento da família das cordas.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Cultura Maker:

    O oboé é um instrumento musical de sopro que faz parte da família das madeiras. Ele é utilizado em orquestras e bandas para dar suporte harmônico e melódico às composições. Nesta atividade, os alunos serão apresentados ao oboé e aprenderão sobre suas características, história e importância na música. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os estudantes criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  4. 4. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre o instrumento de orquestra oboé, sua história, características e como ele é utilizado em diferentes estilos musicais. O oboé é um instrumento de sopro de palheta dupla, que produz um som único e marcante. Ele é frequentemente utilizado em orquestras e bandas, e pode ser encontrado em diversos gêneros musicais, desde a música clássica até o jazz e o rock. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  5. 5. Rotação por estações:

    O oboé é um instrumento musical de sopro que faz parte da família das madeiras. Ele é utilizado em diversos gêneros musicais, como na música clássica, jazz, música folclórica e até mesmo em trilhas sonoras de filmes e jogos. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre o oboé, suas características, história e como ele é utilizado na música. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão passar por diferentes atividades relacionadas ao tema.
    Atividade completa
  6. 6. Sala de Aula Invertida:

    Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o instrumento de orquestra chamado oboé. O oboé é um instrumento de sopro, muito utilizado em orquestras e bandas. Ele é feito de madeira, com um som muito característico. Durante a atividade, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o oboé, identificando sua história, partes, como é tocado e exemplos de músicas que utilizam o instrumento. Essa atividade irá ajudar os alunos a desenvolverem a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
    Atividade completa
  7. 7. Design Sprint:

    Nesta atividade, vamos aprender sobre um instrumento musical muito importante na orquestra: o oboé. Vamos entender suas características, como ele é tocado e como ele se encaixa na orquestra. Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que nos permitirá criar um modelo de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Com isso, vamos desenvolver nossa habilidade de identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar nossa capacidade de apreciação da estética musical.
    Atividade completa
  8. 8. Ensino Híbrido:

    Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o oboé, um instrumento de sopro muito utilizado em orquestras. O professor pode contextualizar o tema apresentando exemplos de músicas que contêm oboé, como "Bolero" de Ravel ou "Sinfonia n.º 40" de Mozart. Além disso, pode mostrar imagens e vídeos de orquestras em que o oboé é utilizado. A metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada, em que os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes poderão se envolver mais na atividade e ter um registro de todo o processo de aprendizagem.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: