Aula sobre Instrumentos De Orquestra Oboe

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O oboé é um instrumento musical de sopro que faz parte da família das madeiras. Ele é utilizado em orquestras e bandas para dar suporte harmônico e melódico às composições. Nesta atividade, os alunos serão apresentados ao oboé e aprenderão sobre suas características, história e importância na música. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os estudantes criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O oboé é um instrumento musical de sopro que faz parte da família das madeiras. Ele é utilizado em orquestras e bandas para dar suporte harmônico e melódico às composições. Nesta atividade, os alunos serão apresentados ao oboé e aprenderão sobre suas características, história e importância na música. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para que os estudantes criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o oboé aos alunos, mostrando sua aparência e tocando algumas notas para que os estudantes possam ouvir o som do instrumento. Em seguida, explique a história do oboé e sua importância na música.

  3. Etapa 3 - Características do oboé

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma imagem do oboé com suas partes identificadas. Os estudantes deverão identificar cada parte do instrumento e sua função. Em seguida, cada grupo apresentará suas descobertas para a turma.

  4. Etapa 4 - O oboé na música

    Apresente algumas composições que utilizam o oboé, como a Sinfonia n.º 40 de Mozart e a trilha sonora do filme "O Senhor dos Anéis". Os alunos deverão ouvir as músicas e identificar onde o oboé é utilizado e qual é sua função na composição.

  5. Etapa 5 - Construção do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos, em grupos, deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". O objetivo é que os estudantes possam avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo apresentará seu modelo para a turma, explicando as respostas dadas em cada campo. Faça uma discussão sobre as respostas e incentive os alunos a fazerem perguntas e comentários sobre as avaliações.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da atividade, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o mundo da música.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos estudantes em relação à atividade proposta.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das partes do oboé e sua função.
  • Identificação correta do uso do oboé em composições musicais.
  • Participação ativa na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa na apresentação do modelo e na discussão sobre as avaliações.

Ações do professor

  • Apresentar o oboé e sua história.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma síntese da atividade, reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente as partes do oboé e sua função.
  • Identificar corretamente o uso do oboé em composições musicais.
  • Participar ativamente na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente na apresentação do modelo e na discussão sobre as avaliações.